Mesmo recuando ao poupar 47 diretórios municipais da restruturação, o PMDB do Paraná manteve a decisão de dissolver o diretório de Curitiba, comandado então pelo senador Roberto Requião. O presidente estadual, deputado Osmar Serraglio, justificou que a medida foi revista por causa dos diretórios que já realizaram convenção após as eleições do ano passado.
Entre Beto e Gleisi
Na verdade não mudou em nada a “nova” atitude do PMDB. A sigla continua dividida entre o apoio à reeleição de Beto Richa e a candidatura de Gleisi Hoffmann. O governador conta com a bancada de deputados estaduais do partido e a ministra com a simpatia do ex-governador Orlando Pessuti.
Pressão para redução do preço da passagem
Sobrou para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a tarefa de reduzir o preço da passagem do transporte coletivo. O governador Beto Richaassinou decreto que regulamenta a lei que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o óleo diesel usado nos ônibus. Segundo o governador, a tarifa pode ter uma redução mínima de R$ 0,06.
Vereadores cobram redução
Não será fácil para Fruet recuar da missão. Os municípios de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa já proporcionaram reduções. Além disso, uma bancada de vereadores da capital cobra o prefeito. “Os tributos caíram e, portanto, é possível discutir a redução da passagem ou um maior investimento na qualidade do sistema. Acreditamos que Curitiba possa seguir o exemplo de outras cidades em benefício à população”, disse HelioWirbiski (MD).
Lauro Rodrigues retorna e ingressa no PRTB
Alguém se lembra do Lauro Rodrigues? Aquele candidato a prefeito de Curitiba que na eleição de 2008 gaguejou, esqueceu as frases e teve “brancos” no debate da Band TV. Comenta-se que ele retornará em 2013 como dirigente do PRTB de Curitiba para trabalhar na construção de uma chapa de candidatos a deputado.