Já reparou se você acaba comendo mais quando ingere bebidas alcoólicas? Isso realmente acontece com as mulheres, de acordo com uma pesquisa americana publicada na revista Obesity, da Sociedade de Obesidade. O chamado “efeito aperitivo” se deve ao fato de o álcool sensibilizar a resposta do cérebro a estímulos alimentares, como aroma.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 35 mulheres não-vegetarianas e não-fumantes com peso saudável. Em um dia, as participantes receberam álcool por via intravenosa e, no outro, uma solução salina (placebo). Depois, todas almoçaram, optando entre massa com molho de carne e talharim com carne.
Quando os participantes receberam álcool, comeram mais no almoço, em comparação com o placebo. No entanto, houve diferenças individuais, com um terço ingerindo menos após a exposição ao álcool em relação à solução salina.
Exames analisaram a área do cérebro responsável por certos processos metabólicos, o hipotálamo, que respondeu mais a odores de alimentos, em comparação com os odores não-alimentares, após o uso de álcool.
“O cérebro pode desempenhar um papel vital na regulação da ingestão de alimentos. Nosso estudo descobriu que a exposição ao álcool pode tanto aumentar a sensibilidade do cérebro a estímulos alimentares externos, como aromas, quanto resultar em maior consumo de alimentos”, disse o cientista William J. A. Eiler, da Universidade de Indiana. “Muitas bebidas alcoólicas já incluem calorias vazias e, quando você combina essas calorias com o efeito aperitivo, pode levar ao desequilíbrio de energia e, possivelmente, ao ganho de peso”, completou.
Os autores afirmam que mais investigações sobre o assunto são necessárias. “Hoje, quase dois terços dos adultos nos Estados Unidos consomem álcool, com consumo de vinho crescente, o que reforça a necessidade de entender melhor como o álcool pode contribuir para comer em excesso”, finalizou Martin Binks, da Universidade de Tecnologia do Texas.