O Boeing 767-300 (prefixo AA203), da companhia aérea American Airlines, pousou na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena na última sexta inaugurando a esperada rota Miami-Curitiba-Miami. A expectativa é que o novo destino, que terá frequência diária de voos, se transforme em uma das principais portas de entrada do Brasil para o turismo internacional e intensifique a vinda de norte-americanos ao País e à capital paranaense para o turismo de lazer e de negócios.
No ano passado, aproximadamente 20 mil americanos visitaram Curitiba, o que corresponde a 10,3% dos visitantes estrangeiros que estiveram na cidade.
Uma recepção especial foi elaborada pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur) para a chegada do voo. Assim que a aeronave aterrissou em solo paranaense, dois caminhões contra incêndio entraram na pista do aeroporto e realizaram o tradicional batismo, com potentes jatos d´água lançados sobre a aeronave. Os passageiros desembarcaram e foram recebidos por funcionários do CTur e brindados com a entrega de kits de boas-vindas, contendo material de divulgação de Curitiba, cupcake, pacote de bala de banana, peça de artesanato local e uma garrafa de água personalizada, com dizeres remetendo ao voo inaugural.
Curitiba é o oitavo destino brasileiro a receber operações da companhia aérea americana. As outras cidades são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Manaus. “O grande potencial de Curitiba para negócios e turismo fez com que American Airlines investisse nesse novo destino” afirmou o diretor Regional de Vendas da American Airlines, Dilson Verçosa.