A APAD (Associação Paranaense do Diabético Juvenil), com o apoio institucional da farmacêutica Eli Lilly, realiza uma série de atividades até o 14 de novembro, em Curitiba (PR). O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da doença.
Ao longo da semana, todos terão a oportunidade de participar de diversas palestras educativas, realizar exames gratuitos de oftalmologia para avaliação da retina, medição da taxa glicêmica pelo teste feito no dedo, aferição da pressão arterial, entre outras.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Internacional do Diabetes, 382 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Só no Brasil, 6% da população têm o diagnóstico confirmado. Porém, especialistas estimam que o número possa ser maior por se tratar de uma doença silenciosa e ainda afirmam que um dos principais problemas é estar acima do peso. Apesar de a obesidade estar diretamente ligada à alta incidência da doença, fatores genéticos e ambientais também são responsáveis pelo diabetes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3244-7711.