Aplicativo ajuda aposentados a obterem renda extra

Foi lançado no país um novo aplicativo de uso gratuito e que auxilia idosos a complementarem suas rendas. É o Longevou App, criado com o objetivo de ser uma grande rede de conexão entre pessoas com mais de 50 anos, que querem oferecer serviços e produtos, e o público consumidor, que opta pela experiência, bagagem cultural e mesmo inclusão social no momento da contratação.

O App foi idealizado pelo gaúcho Fábio Steffler, que trabalha com ferrovias. Ao longo de sua carreira ele pôde perceber a importância de contar com todo o conhecimento de profissionais mais experientes nas áreas em que atuam, mas que estão sendo substituídos por jovens que “trabalham duas vezes mais e ganham duas vezes menos”, revela. “Nas ferrovias, vemos muitas pessoas se aposentando ou sendo dispensadas por conta da idade, mas que possuem grande experiência e ainda muito para oferecer à sociedade. Por isso o Longevou surgiu. O aplicativo dá oportunidade para profissionais 50+ oferecerem os seus serviços e a pessoas socialmente conscientes os contratarem”.

Um exemplo é a professora de português Matilde Nidejelski, de 71 anos. Prestes a se aposentar, pela metade do salário que recebe atualmente, ela procura meios de complementar a renda de sua família. E ainda, Matilde vê isso como uma oportunidade para realizar outra atividade que gosta bastante: a pintura. “Sempre gostei de pintar, mas nunca transformei em uma profissão. Quem sabe agora possa realizar este meu sonho e garantir um dinheiro a mais todo o mês. O aplicativo auxilia nesta tarefa”, afirma.

“O aplicativo ajuda as pessoas a monetizarem uma atividade que realmente gostem, e que tiveram ou não a chance de realizar ao longo de sua vida”, complementa Fábio. Segundo ele, com o app é possível encontrar pessoas que ofereçam desde um bolo até consultoria sênior, passando por crochês, aulas de reforço, de idiomas, etc.

O Longevou App cadastra somente pessoas físicas e está disponível em todo o Brasil nas lojas Google Play. Para a utilização é necessário fazer um cadastro, que pode também ser realizado via Facebook.

Existem dois tipos de perfis para cadastro: um para pessoas com mais de 50 anos, que podem ofertar serviços ou produtos, e outro para os demais que só podem contratar. Em ambos os casos é necessária a inclusão de foto, telefone e e-mail.

Todos os contratados passam pela avaliação dos contratantes após o atendimento. Essas informações ficam disponíveis e garantem um ranqueamento entre os melhores usuários.