A operação de voos entre Curitiba, Ciudad del Leste e Assunção foi uma das demandas apresentadas pelo presidente do Fórum de Comércio Brasil-Paraguai, Raul Baginski, à vice-prefeita de Curitiba e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. Baginski justifica que as relações comerciais entre as cidades se intensificaram com o desenvolvimento econômico do Paraguai e agora é preciso maior agilidade de locomoção. Mirian Gonçalves se comprometeu em intermediar, com o auxilio do Instituto de Turismo de Curitiba, o pedido junto a empresas aéreas, para intensificar as relações comerciais, turísticas, culturais e sociais entre Curitiba e Assunção.
Nossa proposta aqui é vislumbrar novas oportunidades para Curitiba e, certamente, a união com sua cidade-irmã Assunção é uma forma de nos colocarmos como protagonistas de um novo centro cultural latino-americano”, disse a vice-prefeita.
Durante as reuniões com os ministros das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga; da Mulher, Ana Maria Baiardi; da Cultura, Mabel Causarano; com o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Eduardo Martins Felicio e o diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, foram discutidas medidas para integrar as capitais como polos culturais e econômicos da América Latina. “
Uma das propostas acordadas foi o intercambio de experiências para a revitalização dos centros urbanos tanto de Assunção quanto de Curitiba. Mirian Gonçalves propôs à ministra da Cultura do Paraguai o estabelecimento de parcerias, principalmente para a metodologia que será usada no projeto paraguaio. Atualmente, o Ministério da Cultura do Paraguai tem como um de seus principais projetos a revitalização do centro histórico de Assunção, que deve envolver desde a seleção de seus executores por intermédio de um concurso internacional como também ações sociais e culturais.