Tecnologia será instalada nos modelos da Audi e vai ajudar o motorista a detectar ciclistas que estão próximos nas estradas
A Audi nos Estados Unidos, a Qualcomm Technologies e a Spoke se juntaram em uma parceria para desenvolver um sistema que torna as estradas mais seguras para os ciclistas. Para concretizar o projeto, as empresas vão utilizar a tecnologia vehicle-2-everything (ou veículo para tudo, em tradução livre).
A Audi está desenvolvendo o hardware e o software para ser equipado em um E-tron, que servirá para testes. O dispositivo funciona utilizando sinais LTE de torres de celular, e também por meio de comunicações diretas do veículo com as bicicletas: nesse caso, sinais de curto alcance identificam o ciclista na estrada.
O novo sistema da Audi vai se conectar a um conjunto de outras tecnologias da Spoke, plataforma de mobilidade para segurança e conectividade do ciclista. Os softwares da Spoke foram criados para oferecer uma comunicação direta entre os ciclistas, para que eles possam se alertar de eventuais problemas e também compartilhá-los com motoristas.
E o sistema chegou em boa hora, pois o Congresso aprovou um estudo para “expandir os esforços de pesquisa de veículos para pedestres focados na incorporação de ciclistas e outros usuários da estrada na implantação segura de sistemas de veículos conectados.”
A pesquisa foi liderada pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) — um órgão de segurança veicular dos EUA — e pela Segurança Rodoviária Nacional. De acordo com dados divulgados pela NHTSA, 2019 teve 846 mortes registradas em decorrência de acidentes envolvendo bicicletas e veículos motorizados. No mesmo ano, 49 mil lesões de ciclistas foram anotadas.
Segundo a NHTSA “as mortes entre pedestres e ciclistas aumentaram mais rapidamente do que as mortes nas estradas em geral na última década”.
A Audi tem trabalhado na vehicle-2-everything desde 2020, e tem buscado mais segurança no trânsito de outras formas também. A alemã fez uma parceria com o Departamento de Transportes da Virgínia para que a tecnologia informe veículos que estejam chegando próximos à construções civis para que sua velocidade seja reduzida.