Bichectomia: saúde ou estética?

bichectomia-bochechas-plastica-belezaRealizado por cirurgiões dentistas, a bichectomia se tornou mais conhecida depois que celebridades passaram a utilizar a técnica por questões estéticas, com o objetivo de reduzir as bochechas e afinar o rosto. Sua finalidade original, no entanto, é de promover saúde e bem estar em pacientes que têm excesso de gordura entre as maçãs do rosto e a mandíbula, e que sofrem por morderem as bochechas constantemente. O trauma contínuo dos dentes na região interna da boca costuma causar aftas e úlceras, e, consequentemente, dor na região. É uma cirurgia de caráter funcional estética, onde após a remoção da gordura de Bichat há um aumento do espaço mastigatório e consequentemente um ganho estético.

 Segundo o cirurgião BucoMaxiloFacial e professor da Faculdade ILAPEO, Eduardo Azevedo, para as pessoas que sofrem com o trauma da mordida, a retirada do excesso de gordura da bochecha é indispensável. “Além da dor e do incômodo, os machucados podem ser porta de entrada para bactérias, agravando o caso do paciente”, alerta. Azevedo explica que procedimento é rápido, durando entre 30 e 40 minutos. Por meio de um pequeno corte dentro da boca minimamente invasivo é feita a remoção da bola de Bichat, composta de tecido adiposo. A recuperação costuma levar cerca de 4 dias à uma semana.

 Informações e atendimento:

Pacientes que apresentam o problema e desejam saber mais sobre a bichectomia podem procurar a Faculdade ILAPEO, em Curitiba. A instituição de ensino de pós-graduação em odontologia presta atendimento para a população com valores mais acessíveis. Para ser atendido, é preciso fazer um cadastro pelo site da instituição (www.ilapeo.com.br) ou por telefone (41) 3595-6000. Após o cadastro é feita uma triagem, quando é realizada uma primeira avaliação. De acordo com as necessidades, os pacientes são encaminhados para o tratamento adequado. O atendimento é realizado por pós-graduandos em odontologia.