Brasil dissemina seu padrão de TV digital

O padrão brasileiro de televisão digital (ISDB-T ou Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre), desenvolvido com base no sistema japonês, continua se expandindo.
Devido às suas características técnicas e bem sucedida implementação, atualmente, além do Brasil e do Japão, outros 12 países no mundo já adotaram o sistema. São eles: Argentina, Bolívia, Botswana, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
No último ano, somente as vendas de software para TV digital na América do Sul representaram 30% do faturamento do setor, cerca de US$ 200 milhões.
De olho nestas oportunidades e com o objetivo de disseminar o sistema nipo-brasileiro e abrir novos mercados, um grupo de 18 empresas brasileiras do setor de equipamentos para radiodifusão desembarca em Las Vegas para participar da maior feira mundial de mídia eletrônica. A NAB Show, que acontece de 7 a 10 de abril de 2014 no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas, EUA, terá a participação de 1,5 mil expositores e espera receber mais de 93 mil visitantes de 156 países. A iniciativa é organizada pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica).
Segundo Daniela Saccardo, gerente do PS Eletroeletrônicos Brasil, a expansão do ISDB-T proporciona o intercâmbio tecnológico, comercial e cultural entre os países. “O ISDB-T será um instrumento de aproximação e permitirá a cooperação para o desenvolvimento de novas tecnologias. O padrão nipo-brasileiro de TV digital já está consolidado e vem conquistado cada vez mais mercados, abrindo-se novas frentes para toda a indústria brasileira de rádio difusão”, finaliza a executiva.
No Paraná, além da RPC TV Curitiba, agora RPC Foz, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa firmaram contrato com a Oi.