
Uma pesquisa realizada durante todo o mês de agosto pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) constatou que muitos motoristas que trafegam pelas ruas da cidade têm excedido os limites de velocidade. Do total de veículos pesquisados, 42,6% ultrapassaram a velocidade permitida na via. Entre os diferentes grupos de veículos (automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões e especiais), o que possui o maior percentual de infratores é o de motocicletas. Depois aparecem os automóveis e, por último, os ônibus.
O levantamento foi realizado em condições de pista seca e molhada, com um equipamento medidor de velocidade e distância fornecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio do projeto Vida no Trânsito. Foram escolhidos para a pesquisa pontos que são objeto de denúncias de excesso de velocidade, feitas pela população por meio do serviço 156; vias que registraram mortes no trânsito, identificadas pelo projeto Vida no Trânsito; a Via Calma da Avenida Sete de Setembro; e a faixa exclusiva da Rua XV de Novembro.
Além da Via Calma e da faixa exclusiva, a pesquisa foi realizada em sete outras ruas e avenidas: Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza (Capão Raso), Rua Francisco Ratani (Capão Raso), Rua Canadá (Bacacheri), Rua Maria Lúcia Locher de Athayde (CIC), Rua Jovino do Rosário (Boa Vista), Rua Frederico Maurer (Hauer) e Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). O limite de velocidade nessas ruas varia entre 40 km/h, 60 km/h e 70 km/h.
Os dados da pesquisa foram separados por grupos de veículos: automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e veículos especiais (remoção, segurança, pública, ambulâncias, etc).
Em todas as vias, o grupo com o maior número de infratores é o de motocicletas. Nas vias comuns (arteriais e coletoras), das 168 motocicletas pesquisadas, 104 (61,9%) excederam o limite de velocidade permitido na via: 54 excederam a velocidade em até 20%; 43 entre 20% e 50%; e 7 acima de 50%.
Dos 982 automóveis pesquisados, 447 (45,5% do total) cometeram infrações: 267 excederam o limite de velocidade permitido na via em até 20%; 143 ficaram entre 20% e 50% acima da velocidade; e 37 acima de 50%.
Ainda nas vias comuns, entre os caminhões, dos 91 pesquisados, 11 (12%) cometeram infrações: 9 excederam a velocidade em até 20% e 2 entre 20% e 50%. Entre os ônibus, dos 31 pesquisados, 2 (6,4%) excederam a velocidade entre 20% e 50%. Os dois veículos especiais (remoção, segurança, pública, ambulâncias, etc.) pesquisados excederam a velocidade em até 20%.
Foto: Divulgação.