Agentes de trânsito são treinados para atuar na Área Calma

00170598

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou na última sexta um treinamento dos agentes de trânsito especialmente para a atuação na Área Calma na região central de Curitiba. “É importante que os agentes de trânsito conheçam o projeto da Área Calma, pois eles serão os replicadores dele com os usuários da via pública. Os agentes irão demonstrar os benefícios da Área Calma para a segurança de quem transita na região central da cidade”, diz o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera.
A Área Calma foi criada com o objetivo de humanizar o espaço público de Curitiba e formar um ambiente de melhor convivência no trânsito na cidade. No perímetro delimitado – formado pela Rua Inácio Lustosa, Rua Visconde de Nacar, Rua André de Barros, Rua Mariano Torres, Rua Luiz Leão e Avenida João Gualberto –, a velocidade máxima será de 40 quilômetros por hora para estimular o compartilhamento do espaço por diferentes modais de transporte e aumentar a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas, reduzindo o número de acidentes.
Nas próximas semanas, equipes da coordenação de mobilidade urbana da Setran farão abordagem educativas na Área Calma para apresentação do projeto, entregando materiais informativos à população. Na sequência, os agentes de trânsito estarão na região orientando motoristas. “Com o projeto já consolidado, as campanhas educativas continuarão a ser realizadas na região, abordando diversos temas como prevenção de acidentes, medidas de segurança, entre outros”, afirma Razera. A sinalização na Área Calma, com pintura nas vias, está sendo implantada. A fiscalização do respeito aos limites de velocidade nas ruas do perímetro inicia no dia 16 de novembro.
O projeto ainda prevê a revitalização da sinalização já existente na região e a construção ou adaptação de rampas de acessibilidade para melhorar as condições de deslocamento para pessoas com mobilidade reduzida. Haverá, ainda, a instalação de vagas vivas (parklets) em alguns pontos, substituindo vagas de estacionamento existentes.
Em mais um passo para humanizar o espaço público da cidade, a Prefeitura de Curitiba está implantando na região central da Área Calma. A redução de velocidade, já adotada com bons resultados em outras grandes cidades, será fiscalizada a partir de novembro. A região tem 133 cruzamentos semaforizados, dos quais 12 serão monitorados por fiscalização eletrônica (radares) para garantir o respeito à velocidade máxima de 40 km/h e o respeito à sinalização. Radares estáticos (colocados sobre tripés) também serão utilizados na fiscalização do trânsito na Área Calma.
A Prefeitura também realizará um plano especial de manejo e plantio de árvores na região da Área Calma, para aumentar a absorção de poluentes e melhorar a qualidade do ar – no perímetro delimitado, estão localizados diversos espaços verdes da cidade, como o Passeio Público e as praças Santos Andrade, Tiradentes, Carlos Gomes, Osório e Rui Barbosa.

Velocidade x acidentes
A Prefeitura de Curitiba participa desde 2010 do projeto Vida No Trânsito, uma ação mundial que tem como meta diminuir os números de mortes no trânsito das cidades participantes em 50% em 10 anos (até 2020). Organizado pelas secretarias municipais da Saúde e de Trânsito e realizado em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais e com entidades da sociedade civil, o projeto faz análises dos acidentes com vítimas fatais ocorridos em Curitiba, identificando os principais fatores e condutas de risco.