Festival do pinhão oferece degustação e aula-show nesta semana, no Mercado Municipal

A programação do 3º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão segue nesta semana no Mercado Municipal de Curitiba. O ‘carro-chefe’ do Festival, o pinhão, é o ingrediente principal de vários pratos elaborados especialmente para a ocasião.
O Festival teve início no último final de semana e recebeu no Mercado Municipal um público rotativo, composto por turistas e curitibanos que visitaram o espaço e que puderam conferir as dicas da chefe de cozinha Juliana Soares, que ensinou alguns segredos na elaboração de pratos com o pinhão e a degustação do penne ao pesto de pinhão, o qual surpreendeu as pessoas devido ao sabor exótico sem perder a característica original.
“Na receita do pesto, substituímos o pinoli – uma semente semelhante à amêndoa – pelo pinhão, e o queijo pecorino – feito com leite de ovelha – pelo parmesão. É uma substituição mais brasileira, que não perde o sabor e mantém a característica da nossa região. Em vez de usar o pesto genovês, criamos o pesto paranaense”, destaca a chefe Juliana.
“O Festival de Lazer e Gastronomia tem como objetivo transformar o destino Rotas do Pinhão em uma das principais referências turísticas do Paraná e é ideal para turistas que querem conhecer um pouco mais da cultura e costumes paranaenses, ou para os próprios paranaenses, como uma opção de lazer aos finais de semana”, explica Patrícia Albanez, consultora do Sebrae/PR.
“É a terceira vez que sediamos o lançamento do Festival e, para nós, é uma honra apoiar e divulgar o que é produzido na região. Recebemos muitos turistas e o Mercado Municipal já é conhecido por ser um espaço referencial para promover eventos como esse”, afirma Nivaldo Vasconcellos, diretor do Mercado Municipal de Curitiba.
A afirmação de Nivaldo é confirmada por visitantes como Edna e Fernando Cancelli, turistas do interior de São Paulo, que vieram visitar a feira e conferir o evento após ouvirem uma rádio local. “O prato está uma delícia. É uma opção diferente do pesto original e não perde o sabor”, confessa Edna ao experimentar o pesto de pinhão.
A partir do dia 18 de julho, o Festival de Lazer e Gastronomia continua, desta vez, em nove estabelecimentos associados à Rede Empresarial Rotas do Pinhão, com uma programação que contempla as festas julinas do Spa Givita, no dia 18 de julho, em São José dos Pinhais, e no Hotel La Dolce Vita, em Tijucas do Sul, em 25 de julho.
Em agosto, acontecem atividades de lazer, almoço com culinária à base de pinhão, contação de causos e música nos empreendimentos das cidades de Campina Grande do Sul, Tijucas do Sul, Mandirituba e Colombo. “Teremos, além de cavalgada e arvorismo, também uma caminhada para ‘catar’ pinhão e fazer uma ‘sapecada’, que é queimar o pinhão na própria folha de sapé, como se fazia antigamente”, explica Oswaldo Portella, da Mata Atlântica Aventura, sobre a programação em seu hotel fazenda.
Já em setembro, a programação continua com café da roça, oficinas de culinária, passeio a cavalo, plantio de mudas de araucária e muito mais. “O Festival de Lazer e Gastronomia é fruto do trabalho da Rede Empresarial Rotas do Pinhão, com o apoio do Sebrae/PR, na articulação de ações que promovam o destino turístico da Região Metropolitana de Curitiba e as empresas que fazem parte desse grupo”, acrescenta Mayra Perboni, do Spa Givita, empresa que há três anos participa da Rede Empresarial. A programação completa vai até dia 12 de setembro e já está disponível no site www.rotasdopinhao.com.br.

Fotos: Divulgação.