
Um grupo de 86 guardas municipais participa de uma aula sobre técnicas policiais, ministrada nesta quarta-feira (01), no Parque Barigui. A atividade faz parte do estágio de qualificação profissional Bom Retorno, de aperfeiçoamento contínuo da corporação. Neste módulo, os agentes estão reforçando o treinamento sobre comportamento em abordagens de rotina.
Com carga horária de 80 horas, o curso é realizado em duas fases, teórica e prática, e cumpre o decreto federal 5.123, que determina a atualização do efetivo. No ano passado, 1.236 guardas já passaram pelas aulas. Em 2014, 605 guardas já estão no segundo ciclo das atualizações.
Um deles é o guarda municipal Rubens Murtinho, há oito anos na corporação, e que participa pela segunda vez do Bom Retorno. “Aprimorar os conhecimentos sempre é bom, pois é uma excelente oportunidade de relembrar alguns procedimentos e corrigir possíveis falhas”, disse.
Murtinho trabalha nas ruas, em patrulhamento feito em viaturas da Guarda. “Estamos sempre muito expostos a diversos tipos de situações de risco, portanto, quanto mais treinamento tivermos, menor será a chance de existir algum erro nas abordagens”, comentou.
“Estes guardas atuam na linha de frente e diariamente realizam abordagens de rotina, por isso precisam estar preparados para eventuais reações”, disse o instrutor do módulo sobre técnicas policiais, o supervisor do Grupo de Operações Especiais (GOE) Clodoaldo Ribeiro Pereira, que atua há 19 anos na Guarda Municipal.
Nestes casos, os guardas precisam saber como agir, de modo a evitar agressões ou minimizar situações problemáticas. “O objetivo maior é sempre garantir a proteção própria e a proteção de terceiros”, disse Pereira. Além da postura corporal e do preparo emocional, os guardas também atualizam conhecimentos sobre porte e manejo de armas de fogo.
Foto: Divulgação.





