
Professores de educação infantil, contratados por concurso público, para trabalhar no Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passaram por uma formação promovida pela Secretaria Municipal da Educação. O grupo é formado por 133 professores que trabalham com crianças de 0 a 5 anos.
O Curso para Professores Iniciantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba aconteceu no Parque Barigui, paralelamente às atividades da Expo Educação 2018, mostra que reuniu os 17 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
Essa foi a segunda etapa de formação dos novos professores, que logo que assumiram suas funções – foram feitos chamamentos em outubro de 2017 e maio deste ano – já participaram de ações formativas promovidas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos.
Nesta fase, os servidores aprofundaram os conhecimentos sobre o currículo e docência na Educação Infantil e discutiram o cotidiano nos CMEIs.
“Os professores estão tendo a oportunidade de refletir sobre conceitos teóricos durante o curso e pensar na sua prática a partir da visitação na Expo”, disse a diretora do departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino.
Planejamento
Unir os processos de formação, explica Kelen, teve o objetivo de convidar os novos servidores à uma imersão nas diferentes possibilidades de trabalho com a criança pequena, que estão sendo apresentadas como ações possíveis de serem planejadas no cotidiano das unidades.
Para Ana Beatriz de Melo Scacchetti, professora no CMEI Cauá II, no CIC, o curso foi uma excelente oportunidade para reunir conteúdos teóricos e práticos. “A reflexão dos debates com a visão geral da rede, apresentada com a exposição dos trabalhos na Expo Educação foi excelente para o meu planejamento”, disse a professora.
O incentivo e promoção da formação permanente na carreira foi uma das razões pelas quais a recém-formada em Pedagogia Patrícia Siqueira de Paula prestou concurso público e ingressou na rede. “Mal comecei e já estou inserida neste amplo programa de formação profissional. Estou satisfeita porque tenho como objetivo crescer dentro da carreira que escolhi”, disse Paula, que trabalha no CMEI Porto Belo, no CIC.
Desde o início da gestão, mais de 700 profissionais da Educação aprovados em concurso público foram contratados. Eles atendem demandas abertas com aposentadorias, falecimentos e exonerações.
Foto:Cesar Brustolin/SMCS