Um conjunto de obras de drenagem – como contenção de taludes instáveis em situação de risco para moradores e pedestres, além de perfilamento de canais de rios – está sendo realizado em várias regiões da cidade para melhor escoamento e vazão. O pacote de obras, no valor de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da administração municipal, prevê intervenções até o primeiro semestre de 2015.
Na Rua Dom Pedro I, no Água Verde, um talude instável devido a erosões acentuadas passa por processo de contenção. “Esse talude coloca a população em risco por causa da grande circulação de veículos e pedestres. Por isso, é uma obra importante para garantir a segurança dos moradores e da população em geral”, diz o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wilson Machado.
Moradora do bairro há mais de 50 anos, Sônia Meneguette Gomes, considera importante a realização da obra, pois, em dias de chuva, a Rua Dom Pedro I sofre com alagamentos. “Vai melhorar bastante, principalmente em dias de chuvas. É uma melhoria que esperávamos há muito tempo”, explica.
A comerciante Sônia Machado acredita que o movimento da rua deve aumentar, especialmente durante os dias de semana. “As pessoas vão se sentir mais seguras ao perceberem que existe a contenção. Sem isso, muita gente evita passar de carro por aqui por causa desse talude”, diz.
Outras duas obras solicitadas pela população estão na regional Boa Vista: a contenção das margens do córrego Estribo Ahú e a canalização em formato de “U” do rio Bacacheri Mirim.
“O córrego Estribo Ahú encontra-se com seu leito natural ao longo da Rua Leonardo Krasinski, porém a infraestrutura de vias de acesso ao longo das margens tinha sérios problemas erosivos. Agora estamos implantando proteção de margens para proporcionar estabilidade ao talude e dar segurança à via de acesso”, detalha diretor da Secretaria de Obras Públicas.
No Xaxim, devido ao grande fluxo das águas no Ribeirão dos Padilhas, houve desestabilização das margens, ocasionando assoreamento do leito e processo erosivo próximo à ciclovia e pista de rolamento. Por conta disso, será feita a contenção e a reconstituição das margens, para garantir assim segurança aos moradores do entorno.