Portos paranaenses batem recordes históricos em exportação

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de bater mais um recorde de movimentação: ao longo do mês de abril de 2015, o Porto de Paranaguá escoou 1,476 milhão de toneladas de soja, superando o recorde anterior de 1,396 milhão de toneladas em abril de 2014. A alta de 6% é considerada um recorde histórico.
Além disso, o Porto de Paranaguá também foi a principal via de escoamento da produção brasileira de farelo de soja, óleo vegetal e congelados no acumulado de 2015.
Com os recentes investimentos feitos na estrutura do porto, Paranaguá também ganhou espaço na exportação de milho e de álcool. “Este novo recorde histórico é o resultado do aumento da produtividade nas operações de grãos em Paranaguá. Isso só foi possível com investimentos em modernização”, afirmou o governador Beto Richa.
Os novos carregadores de navios inaugurados no Corredor de Exportação possibilitaram o aumento em 33% da produtividade do Porto de Paranaguá, que passou a operar de uma velocidade de 1,5 mil toneladas por hora, para 2 mil toneladas por hora. Ao todo, a Appa investiu R$ 59 milhões na compra de quatro novos carregadores, sendo que dois deles estão sendo montados e entrarão em operação no próximo semestre.
Vale lembrar que o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá não recebia investimentos desde 1999. “Hoje temos um Porto mais eficiente, desburocratizado, com licenciamento ambiental e programas jamais vistos na área de sustentabilidade. Além disso, conseguimos reconquistar a confiança da iniciativa privada que – com a aquisição de 12 novos guindastes – demonstra ter voltado a confiar na Administração do Porto de Paranaguá e Antonina”, ressaltou secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Entre os anos de 2011 e 2014 foram investidos R$ 511 milhões em obras de melhoria, infraestrutura e novos projetos no Porto de Paranaguá. Entre eles estão, a modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes, que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios; o programa carga online, sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros e acabou com as filas no Porto de Paranaguá; adoção do monitoramento eletrônico e de novas regras de atracação no Corredor de Exportação, tornando mais ágil a exportação de grãos.

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