Vacina contra pneumonia também é recomendada nesta época do ano

Nos extremos da vida estão as pessoas com maior risco para adoecimento e também para maior gravidade dos quadros de doenças. Por isso, além de se vacinar contra gripe, é recomendado que crianças menores de cinco anos e adultos acima de 50 anos se protejam contra a pneumonia, principalmente com a proximidade do clima frio. É o que alerta Jaime Rocha, infectologista e médico integrante do corpo clínico do Laboratório Frischmann Aisengart.
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que a pneumonia é a terceira causa de internação entre idosos, representando mais de 6% do total de internações na rede pública. Entre crianças é uma importante causa de mortalidade.
Rocha explica que a pneumonia é uma inflamação aguda que acomete os pulmões. Em sua maioria tem causa infecciosa (bactérias, vírus ou fungos), mas pode também ser ocasionada por agentes químicos e alérgenos. Os principais fatores de risco para pneumonia são extremos de idade (crianças e idosos), aglomerações (asilos e creches), tabagismo, alcoolismo, alergia respiratória, doenças cardíacas e pulmonares, internação prolongada ou em CTI.
De acordo com o infectologista, os principais sintomas da doença são febre, geralmente alta, acompanhado de tosse, mal estar, dor torácica e prostração. Em casos mais graves podem surgir falta de ar, confusão mental e alterações da pressão arterial. O diagnóstico é feito através do quadro clínico, exame físico e de exames de imagem como radiografia de tórax e/ou tomografia computadorizada.
Rocha revela que o tratamento deve ser iniciado rapidamente e orientado pelo médico. Na maioria dos casos pode ser feito em domicílio com acompanhamento ambulatorial. Nos casos mais graves é indicada a internação hospitalar.
O infectologista orienta que uma importante forma de prevenção é a vacinação. Em crianças o cumprimento adequado do calendário vacinal previne contra os principais agentes infecciosos responsáveis pela pneumonia na infância. Em idosos a participação das campanhas de vacinação anual contra gripe é uma importante medida preventiva.
Mas, além disso, Rocha lembra que existem vacinas específicas contra pneumonia. É o caso da Prevenar 13 – Pneumocócica Conjugada 13 Valente –, que protege contra 13 tipos de pneumococos. A vacina Prevenar 13 é indicada a pessoas com mais de 50 anos, lactentes e crianças entre 6 semanas e 6 anos de idade incompletos. “Para os adultos, a dose é única. Para as crianças, são três doses, dependendo da idade”, explica o médico.

Foto: Divulgação.