Campanha de vacinação contra gripe termina hoje

As pessoas que fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação e que ainda não receberam a dose contra a gripe têm até a próxima sexta-feira (09) para procurar uma das 109 unidades de saúde em Curitiba e tomar a vacina. Na capital, mais de 210 mil pessoas se vacinaram desde o início da campanha.
Os grupos prioritários para receber a vacina foram definidos pelo Ministério da Saúde de acordo com os riscos de evolução do quadro gripal. Fazem parte desses grupos crianças – entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias –, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além de pessoas portadoras de doenças crônicas. Entre estes grupos, 180.455 pessoas receberam a vacina, em um total de 58,21% da meta nesses grupos.
Dentro das metas para cada um dos grupos vulneráveis (80% desses públicos) e que são contabilizados, a previsão é vacinar aproximadamente 160 mil pessoas com 60 anos ou mais de idade; 81 mil crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos (30 mil de seis meses a dois anos e 51 mil de dois a menores de cinco anos); 15 mil gestantes e 2,5 mil mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
Entre as puérperas, a meta foi atingida na sexta-feira (02), com 2.521 mulheres vacinadas, o equivalente a 81% desse público. A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria, Juliane Oliveira, disse que ainda é preciso uma maior conscientização das gestantes, portadores de doenças crônicas e das mães de crianças menores de cinco anos, que até agora são os grupos que menos aderiram à vacinação. “São grupos vulneráveis às complicações da gripe por não estarem com o sistema imunológico funcionando em sua total capacidade. É importante que eles recebam a vacina, que reduz consideravelmente os problemas resultantes de uma gripe e de outros problemas respiratórios”, disse.