Centro Juvenil de Artes Plásticas completa 60 anos com exposição comemorativa

Hoje, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade do Governo do Estado, inaugura a exposição “Primeiros Traços”, em comemoração aos 60 anos de existência do espaço. A mostra apresenta pinturas das primeiras turmas formadas no CJAP e traz um repertório vasto de temáticas, em um valoroso acervo histórico.
Idealismo, inquietação e uma enorme vontade de promover um encontro do público infanto-juvenil com a arte no Paraná fez com que o artista plástico e professor Guido Viaro criasse, em 1953, o CJAP, dando início à trajetória da arte-educação no Paraná e no Brasil, precedendo as escolinhas de arte.
Ele desejava que a arte fosse não só privilégio de alguns, mas de crianças de toda a comunidade. Inicialmente, o CJAP oferecia cursos de pintura e cerâmica. Com o passar dos anos novas técnicas e conhecimentos foram incorporadas como a xilogravura, o desenho, a pirogravura, o teatro, a gravura, a tecelagem, entre outros.
Nestes 60 anos nomes conhecidos das artes plásticas passaram pelo espaço, entre eles Carlos Eduardo Zimmermann, Eliane Prolik, Francisco Faria, Iza Figueredo, Jacira Grácia Pereira, Lina Iara Otto, Luiz Antonio Gagliastri, Maria Leocádia de Brito, Marcos Bento, Nésia Pinheiro Machado, Pedro Innocente e Rossana Guimarães.
O local ministra cursos gratuitos para crianças e adolescentes.