O chá quente, vendido em saquinho ou a granel, começa a conquistar os brasileiros. Segundo dados da Euromonitor, o consumo no país cresceu 16% em volume, para 3 mil toneladas, entre 2009 e 2011. Em valor, o aumento foi bem mais expressivo – de 72%, para US$ 516 milhões. O chá, além de ser uma boa opção para aquecer no inverno, é um grande aliado para reduzir os sintomas do estresse, como noites sem dormir, ansiedade, dores de cabeça ou distúrbios no estômago.
Conheça algumas opções de ervas que não causam efeitos colaterais e são muito eficazes para combater este problema:
Camomila: Como a valeriana, a camomila é uma das plantas mais eficazes para tratar qualquer distúrbio nervoso, tais como ansiedade e insônia, especialmente aqueles que causam distúrbios da digestão. Tome um chá de camomila todos os dias
Lavanda: A lavanda é considerada a rainha das plantas medicinais pelo número de ingredientes benéficos à saúde que ele contém. Esta erva tem efeitos relaxantes e de estresse. O sono ajuda a aliviar problemas de estômago e dores de cabeça.
Alecrim: Excelente escolha é o alecrim se reajarnos é mentalmente e fisicamente, é um relaxante muscular, reduz o stress e permite que a mente calma.
Erva de São João: Um número crescente de pessoas usam a erva de são joão para tratar sintomas de estresse porque tem efeitos contra a ansiedade e depressão.
Estragão: O estragão é considerada uma erva muito útil para combater o stress, pois tem propriedades analgésicas, levando ao relaxamento do corpo e sentir-se em paz. Esta planta ajuda o apetite e equilíbrio mental. Tem sido amplamente utilizada em crianças com hiperactividade.
Rosa: A rosa não é apenas uma flor bonita, mas possui também várias propriedades que promovem o equilíbrio hormonal do corpo, o que leva a uma redução de raiva e irritabilidade. E é muito benéfica para regular os ciclos menstruais e tratar problemas emocionais gerados durante a menopausa.
Sábio: Essa erva tem infinitas propriedades medicinais, uma dessas propriedades é muito eficaz para melhorar a memória. Altos níveis emocionais, precisamente a área que promove o stress, restaurar o equilíbrio e a calma espiritual.
Verbena: A verbena é uma erva que fortalece o sistema nervoso e alivia a ansiedade. Ela é um sedativo para os nervos e estimula a digestão.
Endro: As dores de estômago são geralmente um dos mais desagradáveis sintomas de estresse. É bom saber que o endro relaxa o sistema digestivo e as dores associadas com isso. Se você se sentir muito perturbado e com dor de estômago, essa deve ser a primeira erva que precisa usar.
Valeriana: A muito tempo esta planta tem sido usada para tratar a insônia e ansiedade resultante de estresse. Aparentemente estimula certas substâncias no cérebro para diminuir o nervosismo. É um sedativo perfeito para combater a fadiga, aliviar a dor e para atingir a harmonia do corpo e mente.