A Argentina está logo ali, não é mesmo? Nos últimos meses temos visto várias promoções de passagens aéreas para visitar loshermanos. Mas não é sempre que dá para viajar e ficar 5… 7 dias por lá.
O bom é que, em Curitiba, podemos encontrar um pedaço de Buenos Aires a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana.A partir de agora, quando bater aquela saudade de Buenos Aires, é só sair por Curitiba.
1 Está mais fácil encontrar cortes argentinos de carne em todos os cantos cidade. Há vários restaurantes onde é possível comer bife ancho, chorizo e ojo de bife. Entre eles o Corrientes 348, que tem matriz em Buenos Aires, o La Linda (no Alto da Rua XV), o Pobre Juan (no Pátio Batel), ou ainda, o Tierra Del Fuego, que de vez em quando tem apresentações de tango durante o jantar.
2 As comidinhas típicas de nossos vizinhos, como os alfajores também podem ser encontradas em algumas cafeterias da cidade. O famoso Havanna tem quiosque no Shopping Palladium, Park Shopping Barigui e um charmoso café no Shopping Curitiba.
3 Quem é fã da cerveja argentina Quilmes, pode encontrá-la nos principais supermercados da cidade: Angeloni, Festval, Pão de Açúcar. Além de alguns bares da cidade, como o Choripan, nas Mercês. O nome Choripan vem do prato argentino de mesmo nome. “Chori” significa “linguiça” e “pan” em português é “pão”. O sanduíche que é feito com ingredientes selecionados, leva pão francês assado em forno a lenha recheado de vinagrete, o tradicional molho Chimichurri e linguiças artesanais em que o cliente pode escolher entre vários sabores.
4 Os cremosos sorvetes da rede argentina Freddo, que nasceu no Barrio Norte em 1969, chegaram à cidade e abriram a primeira aqui na cidade este ano. Há dois tipos diferentes de Freddosem Curitiba. O mais antigo é inspirado nos sorvetes italianos. O argentino só é possível encontrarno Shopping Palladium. Dentre os sabores presentes no Brasil estão tramontana (creme com doce de leite e biscoito coberto de chocolate), amora, tangerina e Malbec (feito com vinho Malbec e frutas vermelhas).
5 Assim como no Cemitério da Recoleta, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o mais antigo de Curitiba, fundado em 1853, no bairro São Francisco, também caiu no gosto dos curitibanos. Tanto que agora ele tem visitas guiadas pela pesquisadora Clarissa Grassi. Em três horas de passeio, ela mostra e conta as histórias e a arte dos túmulos do local. Músicos, artistas, intelectuais, empresários, políticos, milagreiros, arquitetura, geologia e arte tumular, tudo isso tem feito da visita guiada um sucesso. Há inclusive, lista de espera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mase@smma.curitiba.pr.gov.br.