Clareamento dental pode ser feito em casa ou no consultório

Um dos tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes hoje em dia é o clareamento dental. Esse tratamento pode ser feito de duas formas diferentes: no consultório ou em casa. “A diferença básica é a concentração do gel. O de uso caseiro é de 14% a 22% de peróxido de carbamida ou 7,5% a 10% de peróxido de hidrogênio, enquanto o de consultório tem concentração de 37% de peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio nessa concentração deve ser manuseado apenas pelo dentista, pois pode causar irritação e queimaduras se entrar em contato com a pele ou mucosas”, diz Carolina Gonçales, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.
Quanto ao tempo de duração de cada tipo de clareamento, a especialista revelou que alguns estudos sugerem que a carbamida, usada no procedimento feito em casa, permanece mais tempo agindo no dente devido a sua reação química de oxidação ser mais longa e, por isso, pode ser considerado um tratamento com resultados mais duradouros. Porém, o ponto mais negativo desta opção é a necessidade de usar a moldeira por mais ou menos três semanas.
Quem opta pelo clareamento no consultório passará por procedimentos que duram, em média, 45 minutos.
“Geralmente são indicadas três sessões com intervalos de 24 a 48 horas entre elas. Fazer mais sessões pode gerar muita sensibilidade e também há a questão do limiar. O dente tem um limiar de saturação, isso significa que depois de atingir determinada cor ele não clareia mais e o procedimento passa a ser agressivo, podendo deixar o dente poroso e quebradiço”, diz a especialista.
Segundo a especialista, a sensibilidade dental pode ocorrer durante o tratamento e até 48 horas após o término do clareamento. Isso porque algumas vezes há uma penetração do peróxido de hidrogênio até o tecido do nervo do dente. “Nesse período não há muito o que fazer. O paciente pode tomar analgésicos ou fazer bochecho com fluoreto de sódio 0,5% para aliviar os sintomas”, diz Carolina.
O que ajuda o dente a ficar branco por mais tempo (até para quem nunca fez clareamento na vida) e manter uma alimentação com menos corante. Por isso, é recomendado que o paciente evite o abuso de alimentos e bebidas com muita pigmentação como é o caso do chocolate preto, vinho tinto, molhos vermelhos, refrigerante, café, chá mate e cigarro.
Quem já fez o clareamento, gostou e agora quer manter os dentes brancos sempre, pode repeti-lo uma vez por ano. Uma boa opção também é mesclar os dois tipos de procedimento. “Pacientes que desejam dentes claros por mais tempo podem fazer a técnica combinada. Primeiro no consultório e em seguida, o caseiro. Lembrando que clareamento não deixa o dente branco geladeira. Para esse resultado é necessário colocar facetas de porcelanas”, diz Carolina.