A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) firmou um contrato com a empresa Inepar Triunfo Sistemas Construtivos, pelo qual está prevista a doação de cinco unidades habitacionais que serão erguidas por meio de um novo sistema construtivo patenteado pela empresa. As unidades servirão como uma amostra da aplicação do novo método no setor de moradia popular.
De acordo com o presidente da empresa, Mário Pereira, a nova tecnologia trazida dos Estados Unidos, chamada inovatec, permite a construção de mais de mil casas por mês. “As placas utilizadas para montar estas cinco unidades que faremos a doação serão trazidas dos Estados Unidos, mas a partir de abril começaremos a produzir em nossa própria fábrica aqui em Curitiba, com uma capacidade de produção que poderá chegar a 13 mil casas em um ano”, afirma Pereira.
A intenção da empresa é trabalhar com unidades que atendam a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, da qual participam famílias com renda até R$ 1,6 mil. “Queremos ser parceiros dos construtores para agilizar a execução das unidades. O custo médio de uma unidade executada com o nosso método é semelhante a uma casa de alvenaria tradicional, porém ganhamos na velocidade de produção. Uma equipe de quatro pessoas levanta uma casa em um dia, se não contarmos os acabamentos”, explica.
As casas erguidas pelo novo sistema são montadas por painéis compostos de fibra de vidro, resinas epóxicas e poliisocianurato. Segundo a empresa, a combinação dos materiais foi amplamente testada com aprovação da sua eficiência. Além de mais veloz, segundo Pereira, o método apresenta outras vantagens. “Enquanto o modelo convencional registra perdas de material próximas a 30%, o novo método consegue reduzir este porcentual para entre 2% e 3%, devido à aplicação mais eficiente”, destaca.