Em 2019, no terceiro ano de gestão do prefeito Rafael Greca, os avanços na Saúde seguiram a todo o vapor, com o lançamento da quarta fase do aplicativo Saúde Já Curitiba, a UPA Pinheirinho reformada e reaberta num novo modelo de atendimento, a inauguração do novo Caps Tatuquara e da nova sede do ambulatório Encantar, a implantação da Rede de Atenção ao Idoso, a renovação de 100% da frota operacional do Samu, entre outras medidas.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, os avanços aconteceram depois de se “colocar a casa em ordem”, no primeiro ano de gestão, e de se realizar medidas estruturantes, de planejamento e de promoção à saúde no segundo ano.
App Saúde Já Curitiba
Lançado no primeiro ano de gestão do prefeito Rafael Greca, o aplicativo Saúde Já Curitiba ganhou sua quarta atualização em 2019, com a inclusão das funções “Meu Pré-Natal” e “Urgências”.
“O aplicativo Saúde Já Curitiba é um grande avanço desta gestão e está cada vez mais completo. Com ele, as pessoas têm acesso à saúde na palma da mão”, diz Márcia.
O aplicativo Saúde Já Curitiba já soma mais de 8 milhões de acessos, mais de 600 mil downloads e quase 1 milhão de agendamentos realizados.
Samu renovado
A frota operacional do Samu (composta por 28 ambulâncias) foi 100% renovada. Desde o início desta gestão, Curitiba recebeu 32 novas ambulâncias. Só em 2019 foram 10, sendo 7 enviadas pelo Ministério da Saúde e 3 pelo governo do estado.
Com veículos mais novos e menos suscetíveis a problemas, a gestão aumentou a frota operacional do Samu Curitiba em mais 3 veículos, passando de 25 (na gestão anterior) para 28 (atualmente).
A renovação e a ampliação da frota operacional reverteram em maior oferta de atendimento com despacho de ambulância. No início de gestão, eram realizados 295 atendimentos de ambulância do Samu por dia, agora já são 502, em média – um crescimento de 70%.
UPA Pinheirinho reaberta
Depois de abrir a UPA Tatuquara, em 2017, e reabrir a UPA CIC, em 2018, reformada e num novo modelo de gerenciamento, em 2019 foi a vez da UPA Pinheirinho. A unidade foi reaberta num novo modelo de atendimento, após uma reforma no valor de R$ 450 mil.
Com a reforma, foi possível que a unidade passasse a atender no sistema chamado de Circuito Direcionado de Atendimentos (CDA), que separa o fluxo dos pacientes de baixo risco (classificados com pulseiras azuis e verdes) dos prioritários (amarelo) e dos de urgência e emergência (laranja e vermelho). Isso permite aos profissionais de Saúde direcionarem o atendimento de forma mais precisa a cada tipo de necessidade e reduzir o tempo de espera nos casos não-urgentes.
“Estamos sempre em busca de novos modelos em busca da excelência para a população”, comentou Márcia.
Caps Tatuquara
Em fevereiro deste ano, foi inaugurado o novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tatuquara, para atendimento de pacientes do distrito sanitário do Tatuquara, com transtornos mentais severos e persistentes e problemas relacionados a uso abusivo de álcool e outras drogas.
Antes da inauguração, os pacientes do Tatuquara precisavam buscar atendimento no Caps do Portão (casos relacionados a transtornos mentais) ou no Caps do Bairro Novo (casos relacionados a abuso de álcool e outras drogas). Com o novo equipamento, eles passaram a evitar um deslocamento significativo, em que era necessário tomar até quatro ônibus, num trajeto que poderia levar até três horas. A unidade atende cerca de 350 pacientes atualmente.
Ambulatório Encantar
Em outubro deste ano foi inaugurada, no Alto da Glória, a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e de suas famílias.
O Ambulatório Encantar funcionava antes dentro do Centro de Especialidades Médicas Matriz. Com a nova sede foi possível aumentar a equipe do ambulatório de 14 para 20 profissionais e a capacidade de atendimento passou de 250 para 400 pessoas.
Filas equalizadas
Hoje, em 81% das especialidades o agendamento ocorre em até 60 dias – antes levava meses ou até anos. Algumas consultas especializadas, cirurgias e exames são agendados em até 30 dias, como: mastologia, nefrologia, radiografias, cintilografia, tomografias, mamografias, cancerologia geral, cirurgia geral, cirurgia ginecológica e neurocirurgia.
Na ortopedia geral, houve uma redução de 80,8% na fila. Na ortopedia para cirurgia de joelho a redução foi de 68,3% na fila. Na ortopedia para cirurgia de quadril, 73,7%. Na ortopedia para cirurgia de mão, 41,4%. Na ortopedia para cirurgia de ombro e cotovelo, 30,4%.
A fila de espera para consultas e tratamentos odontológicos na especialidade Amigo Especial foi zerada. Essa especialidade oferta tratamento odontológico ambulatorial, hospitalar e residencial para pessoas com deficiência. Até o início de 2017, esses pacientes aguardavam mais de um ano para iniciar o tratamento. Hoje, a primeira consulta é marcada em até um mês.
Foto: Pedro Ribas/SMCS