Com preços atrativos, vinhos ganham mercado

O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e o número de turistas viajando para fora do país proporcionaram um aumento significativo no consumo de vinhos no Brasil. Segundo Washigton Uchoa, maître sommelier da Adega Brasil Delicatessen, em Curitiba, mesmo com o aumento dos tributos cobrados sob as bebidas importadas, as vendas não diminuíram. “A cada dia que passa o brasileiro passa a procurar mais pelos vinhos, e vinhos mais nobres, de qualidade”, explica Uchoa.
De acordo com o sommelier, o brasileiro deixou de comprar vinhos mais artesanais para investir em vinhos com maior custo benefício. “Hoje, o consumidor procura vinhos boutique, produzidos em menor escala, com mais qualidade, mas também com preço justo”, explica. E nesta época de festas, a procura por vinhos e champagnes sempre é maior. Mas neste ano, Uchoa acredita que a meta é aumentar ainda mais essa procura. “Nós estamos calculando que, neste final de ano, as vendas tripliquem, em relação ao ano passado”, analisa o sommelier.
Além dos vinhos, a procura por produtos importados, como azeites, chocolates e produtos de fiamberia (queijos, salames e frios), também aumenta, por conta dos preparativos para os acompanhamentos das ceias. Na Adega Brasil Delicatessen, outro ponto que está em alta neste mês é a variedade de cestas de Natal para presente. No catálogo da loja, há 48 opções de cestas e ainda há a opção do cliente personalizar sua cesta. Uchoa conta que a procura pelas cestas está acima do esperado, mas garante: ainda tem cestas para todos os gostos e bolsos. As cestas começam a partir de R$ 75, com vinho, produtos de mercearia, entre outros produtos.

Personal Wine
Em todas as lojas da rede Adega Brasil, os profissionais são treinados para ajudar o cliente na hora da compra. “Muitas vezes, o cliente compra um vinho e fica meio perdido, pois não sabe com o quê harmonizar. Aqui, nossos profissionais estão treinados para indicar qual tipo de vinho é mais indicado para o que o cliente pretende servir”, explica Uchoa.
Fora da adega, a consultoria continua: é o Personal Wine. O cliente liga diretamente para Uchoa, explicando o que está servindo em sua refeição em casa, e o sommelier indica qual vinho harmoniza melhor. Dependendo do horário, Uchoa indica até onde se pode comprar o vinho. O personal wine não fornece a bebida. “Às vezes, você recebe uma visita inesperada em casa e não sabe o que servir, qual tipo de vinho oferecer. Você tem um vinho, mas não sabe o quê harmoniza melhor com ele. E eu indico o que é melhor para determinado tipo de vinho”, explica Uchoa.
Neste serviço de personal wine, Uchoa conta uma curiosidade: não é raro o sommelier receber ligações de homens indecisos sobre qual vinho pedir em um jantar romântico. Detalhe: as ligações acontecem durante o jantar romântico, geralmente, naquela hora em que a mulher vai ao banheiro. “O cara quer impressionar a pretendente e me liga: ‘Qual vinho eu peço?’, aí ele me diz as opções da carta de vinho, os pratos que foram pedidos e eu indico a bebida”, conta.

Dicas do sommelier
Para não errar na escolha do vinho, Uchoa dá uma importante dica: “Se você for servir uma comida típica italiana, por exemplo, escolha um vinho italiano. Dificilmente você vai errar. Se for um almoço, sirva um vinho mais leve. Um cardápio encorpado pede um vinho mais encorpado”, explica.
Confira algumas dicas de harmonização sugeridas por Uchoa:

Para brindar o final de ano, o lançamento da Moet & Chandon: Ice. A bebida possui uma fermentação diferente, para servir com cubos de gelo, folhas de hortelã ou finas fatias de morango, quase como um coquetel. É um champagne ideal para o clima tropical de final de ano no Brasil.

IL Giangio, italiano, é uma ótima sugestão para harmonizar com panetones mais macios e “molhadinhos”. Preço: R$ 130,00

Entre as espumantes importadas, o melhor custo benefício, segundo Uchoa, são as opções da Veuve Du Vernay, que tem opções brut, demi-sec, e as duas variações no rose.

O lançamento da Adega Brasil Delicatessen é o francês Beaujolais-nouveau. A tradição diz que vinho começa a ser comercializado na terceira quinta-feira do mês de novembro em todo o mundo, em comemoração a colheita de uvas. E todas as garrafas que sobrarem em janeiro, são recolhidas. Segundo Uchoa, o Beaujolais-nouveau é uma excelente opção para acompanhar os cardápios da ceia de Natal, pois harmoniza muito bem com aves, e deve ser servido não gelado como uma espumante, mas um pouco mais “fresco” do que os demais vinhos.

I Latina, vinho chileno, é uma boa indicação para quem quer harmonizar com massas de molhos mais encorpados, como o bolonhesa.

Para acompanhar peixes com sabor mais marcante, como salmão e bacalhau, Uchoa indica o português Vilarino. Já para acompanhar carnes vermelhas e carnes de caça, a dica do sommelier é o vinho Amalia, que segundo Uchoa, é o melhor custo benefício entre os vinhos. “Na avaliação da Decanter Magazine, uma das mais conceituadas publicações sobre vinhos do mundo, este vinho possui pontuação 90, altamente recomendado. E custa R$ 53”, avalia.

Grupo Adega Brasil
Ao todo, são seis unidades da Adega Brasil em Curitiba: a Adega Gourmet, dentro do Mercado Municipal; a Adega Auto Serviço, na Rua da Paz, nas proximidades do Mercado Municipal; uma loja no Shopping Muller; a Adega Presentes e Eventos na Praça da Espanha, no Batel; a Delicatessen, no Bigorrilho; e a sede administrativa, no Tarumã. E o grupo já está a todo o vapor para a chegada da sétima loja da rede, no Parkshopping Barigui.

Serviço:
Adega Brasil Delicatessen
Avenida Cândido Hartmann, 1485 – Bigorrilho
De segunda a sexta das 10h às 20h.
Sábado das 9h às 19h.
Domingo das 10h ás 17h
(41) 3014-0796 e 3014-0795
www.adegabrasildelicatessen.com.br

))) Franciele Lima