Além da moda dos conjuntinhos, uma nova mania tem feito a cabeça dos fashionistas: combinar a bolsa com a roupa. Camufladas com a mesma cor ou estampa das roupas, as bolsas podem combinar tanto com os looks monocromáticos quanto nos de print total. Combinar a bolsa com a roupa já foi considerado um erro fatal de estilo, símbolo de caretice ou falta de criatividade. Hoje, em vista da onda maximalista que vive a moda, escolher um acessório que complemente a roupa é uma ousadia e afirmação de estilo, já que os looks atuais são, geralmente, compostos por estampas gritantes ou cores nada discretas. Como opção, também, surgem bolsas com a mesma estampa da roupa, só que em cores invertidas ou diferenciadas.
Esta tendência a ganhou vida nas passarelas de verão 2013 da Louis Vuitton e Dolce & Gabbana, e foi confirmada no inverno 2014 de Proenza Schouler, Marc Jacobs, Tory Burch e Miu Miu. Nas ruas, as fashionistas Anna Dello Russo e Miroslava Duma adotaram a combinação e, se depender das coleções resort de Lanvin, Versace e Givenchy, a moda dos conjuntinhos vai continuar ainda mais forte no verão próximo ano. A moda nacional da Osklen e Colcci também acredita na tendência da bolsa combinando.
Fique de olho nas estampas mais quentes da estação e veja quais marcas fizeram roupas e bolsas com o mesmo padrão. Se quiser destacar o acessório, escolha uma bolsa com a mesma estampa da roupa, mas com cores complementares ou opostas. Para as mais ousadas: use a mesma estampa nos sapatos e complete o conjuntinho total. Quem prefere chamar menos atenção, pode experimentar looks monocromáticos, combinando peças lisas com uma bolsa na mesma nuance das roupas. Fuja da cartela de cores neutra, a graça é usar tons vivos que tragam a energia do verão. Lembre apenas que as produções estampadas não são apropriadas para ambientes profissionais.