A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa amanhã. A meta em Curitiba é vacinar até 21 de junho, quando termina a campanha, pelo menos 98 mil crianças com idade entre seis meses e 5 anos, número que corresponde a 95% das crianças dessa faixa etária. No sábado, Dia D de mobilização, as gotinhas da vacina estarão disponíveis das 8 às 17 horas em 108 unidades de saúde, em escolas, igrejas e outros espaços comerciais e ainda em duas barracas montadas na Boca Maldita e na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba.
Segundo dados do IBGE, Curitiba tem hoje 103.309 crianças nessa faixa etária. A vacina oral contra a poliomielite para as crianças é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal estratégia para a erradicação da doença, já que ela não tem tratamento.
O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos, explica que a pólio é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus (poliovírus) que invade o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. “O último caso registrado em Curitiba foi em 1985. São quase 30 anos sem a doença na cidade, mas isso não significa que podemos deixar de investir na prevenção”, comenta.
Ramos afirma que a vacinação em massa aumenta a cobertura vacinal das crianças menores de 5 anos e promove a dispersão de vírus vivos atenuados no ambiente, através dos vacinados, fornecendo uma proteção ainda maior à população.
O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, lembra que o vírus da paralisia infantil ainda circula em alguns países e por isso é fundamental vacinar as crianças para protegê-las. Segundo ele, os bebês com menos de seis meses não precisam tomar as gotinhas porque já estão vacinadas com a dose injetável nas unidades de saúde, de acordo com o calendário vacinal. “A população de Curitiba sempre responde muito bem às campanhas de vacinação, o que é essencial para erradicar doenças graves como a pólio”, salienta. Em 2012, Curitiba atingiu 98,3% de cobertura na vacinação contra a pólio, num total de 121.089 crianças vacinadas.