A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) apresentará o projeto de expansão da rede de gás natural para os Campos Gerais, em audiências públicas, que começam amanhã. O projeto prevê a construção de 80 quilômetros de tubulação em Ponta Grossa, Carambeí e Castro.
Ponta Grossa começou a ser atendida pela Compagas desde 2000, quando foi construído o primeiro ramal da rede de gás natural. O atual projeto dará continuidade a essa rede, fazendo a volta pela BR 376, seguindo pela PR 151, que passará por Carambeí, chegando até Castro. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2014, e terminar em novembro de 2015.
A ampliação da malha de distribuição de gás tem o objetivo de atender a demanda do segmento industrial, que na região conta com clientes como Ambev e Cargill.
O presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, comenta que a região tem a ganhar com mais uma fonte de energia. “Os Campos Gerais poderão contar com um combustível mais econômico e menos poluente, contribuindo para a qualidade do meio ambiente. Além disso, a disponibilidade de gás natural pode ser um vetor para atrair mais indústrias para região”.
A realização de audiências públicas para explicar à população detalhes sobre um novo empreendimento na região é uma exigência legal da legislação ambiental.
Nas audiências, marcadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Compagas apresentará o seu estudo de impacto ambiental (EIA) e Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente (Rima).