Consultas públicas ampliam diálogo com a população

Cerca de 400 pessoas compareceram à primeira consulta pública para discutir a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi realizada no Centro de Esporte e Lazer do Bairro Novo. O prefeito Gustavo Fruet disse que as nove consultas programadas servirão para ampliar o diálogo com a população. “Mesmo com frio, as pessoas compareceram. E agora, mais do que falar, abrimos a oportunidade para que a população apresente suas sugestões, suas críticas e reivindicações”, disse o prefeito. “Queremos ter uma conversa franca e objetiva com a população.”, completou.
Além do prefeito, o encontro teve a presença de secretários municipais, que responderam a diversas perguntas. Líderes comunitários e moradores usaram o microfone para fazer sugestões, perguntas e encaminhamento de reivindicações ao próprio prefeito. Revitalização de ruas, lazer e cultura, abastecimento, saúde e limpeza de rios foram os principais temas abordados.
Fábio Silva, morador do Sítio Cercado, pediu uma campanha de conscientização sobre a necessidade de não jogar lixo nos rios. Em resposta, o prefeito Gustavo Fruet anunciou que está prevista uma campanha sobre o tema para este semestre.
As consultas públicas têm a finalidade de discutir com a população de Curitiba a destinação dos R$ 7,1 bilhões previstos para o orçamento de 2014 e também o Plano Plurianual (PPA) 2014/2017, que define os grandes programas da administração municipal a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos.
Cada encontro acontecerá numa das nove administrações regionais.Serão detalhadas as propostas apresentadas no primeiro semestre, nas audiências da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).