Mesmo quem não se interessa muito por moda, já deve ter ouvido falar que um dos itens indispensáveis no guarda-roupa de uma mulher é um vestido preto. Em 1926, Coco Chanel introduziu o vestido preto no mundo da moda. Antes, o preto só era usado por mulheres em período de luto. O vestido preto de Chanel apareceu pela primeira vez na revista “Vogue”, acompanhado de um colar de pérolas, uma das marcas registradas da estilista.
Mas, o vestido preto virou mesmo um ícone da moda após o filme “Bonequinha de Luxo” (década de 1960), no qual a atriz Audrey Hepburn usou um modelo criado pelo estilista Hubert Givenchy.
Segundo a consultora de moda e imagem Fabíola Monteiro, o vestido preto básico consegue passar do trabalho para o fim de semana e até para uma festa sem perder a elegância. “O que vai deixar cada look diferente são os complementos: um casaco diferente, o sapato, a bolsa e as bijus/joias têm o poder de transformar a peça”, explica a consultora.
Para que o vestido preto seja realmente básico e dure por várias estações, preste atenção não hora da compra. Escolha uma peça com tecido de boa qualidade, modelagem clássica e que favoreça o seu tipo físico.