A caravana do Cirque du Soleil vem a Curitiba em novembro com o espetáculo “Corteo”. Com realização da Time For Fun, a temporada está programada para começar no dia 08 de novembro, no Expotrade, em Pinhais. A tour de Corteo no País é apresentada por FAST SHOP, com apoio cultural Chevrolet Trailblazer, pré-venda exclusiva para clientes Cartões de Crédito Porto Seguro, transportadora oficial Azul Linhas Aéreas, fornecedor oficial Stella Artois e realização da TIME FOR FUN.
O Brasil é o décimo país a receber “Corteo”, que passa por outras cinco cidades do país até março de 2014. O espetáculo estreou em 2005 no Canadá e já foi visto por mais de sete milhões de pessoas em todo o mundo.
Corteo, que significa “cortejo” em italiano, é um desfile alegre e festivo imaginado por Mauro, o Palhaço Sonhador. Assim é a trama do fascinante espetáculo apresentado num palco 360° criado e dirigido por Daniele Finzi Pasca. O espetáculo reúne a paixão do ator com a graça e o poder do acrobata para mergulhar o público em um mundo teatral de comédia, diversão e espontaneidade situado em um espaço misterioso entre o céu e a terra.
É, justamente, para levar o público ao espaço misterioso imaginado por Mauro, que Corteo foi concebido com números aéreos incríveis e de tirar o fôlego. Os artistas são levados ao limite e voam a 6, 8 e até 12 metros de altura. É o caso de números como Teeterboard, Thighwire, Paradise e Tournik, que levam a níveis até então não pensados técnicas de trampolim, corda bamba, trapézio e barras fixas.
Considerado pela crítica como um elogio às artes, Corteo integra o grande com o pequeno, o ridículo com o trágico e a mágica da perfeição com o charme da imperfeição, evidenciando a força e a fragilidade do palhaço, bem como sua sabedoria e bondade, para ilustrar a parte da humanidade que há dentro de cada um de nós. A música, lírica e lúdica, transporta Corteo através de uma celebração atemporal onde a ilusão brinca com a realidade.
No centro do palco circular, um labirinto reproduz com precisão o design clássico do chão do corredor da Catedral de Chartres, na França. Cada cena da fábula leva a momentos inesquecíveis. Em “Tighwire” uma jovem, cercada por anjos, dança sobre um cabo de aço esticado, usando monoclico ou múltiplos bambolês. Já em “Acro-duet”, um casal desliza passos coreografados num misto de força, ritmo, equilíbrio e beleza.
Criado em 1984, o Cirque du Soleil possui atualmente outros cinco espetáculos excursionando pelo mundo: Amaluna, Kooza, Ovo, Totem e Varekai. Depois de passar por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte (até 27 de outubro), a turnê de “Corteo” segue para Curitiba (8 de novembro), Rio de Janeiro (27 de dezembro) e Porto Alegre (7 de março).