Crianças aprendem e se divertem no ritmo da Copa

A Copa do Mundo já começou para os 51 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Macedo, no Uberaba. Há um mês, as crianças estão realizando atividades divertidas e educativas, utilizando o mundial como tema. “É uma maneira criativa e diferente de aprender sobre vários assuntos”, disse a diretora Maria Letícia Alves. Entre outras ações, os pequenos estudantes, com idades de 2 a 5 anos, fizeram uma bandeira gigante com garrafas pet, que está em exposição na entrada do CMEI.
Um mapa mundi feito de papel amassado, com a sinalização das seleções que irão jogar em Curitiba, foi outra criação conjunta das crianças. Aryanne Hayane da Silva, de 5 anos, soube dizer com rapidez a localização dos países no mapa. “Aprendi onde eles estão e qual a comida típica de cada um”, disse.
Um álbum de figurinhas caseiro, com os jogadores das seleções que irão jogar em Curitiba, também foi confeccionado pelas crianças. “Elas criaram as próprias regras para a troca de figurinhas, que são adquiridas com um dinheiro fictício criado pela turma”, contou Maria Letícia.
Para a educadora Patrícia Tavares Duarte, o tema Copa possibilita um aprendizado rico e abrangente aos alunos e educadoras. “Podemos trabalhar com eles desde os números das figurinhas do álbum, até as cores das bandeiras, geografia e pintura”, explicou
Divididas em quatro grupos, as crianças trabalharam com especial atenção informações sobre as quatro seleções que estarão na cidade: Espanha, Nigéria, Austrália e Rússia.
Sobre cada país, foram pesquisadas as comidas, dança e cultura típicas. Os pequenos também tiveram primeiras lições de futebol, defendendo estas quatro seleções.
Um grupo de crianças confeccionou tambores típicos da Nigéria, com latas recicláveis. “Para nós foi uma oportunidade diferente e rica, de pesquisar e relembrar características de alguns países, o que promoveu uma integração muito grande com as crianças”, disse a educadora Ana Novakowski.
O aluno Renan Garcia Probst, de 5 anos, se divertiu com as atividades sobre a Copa e contou que, além do Brasil, a sua seleção favorita é a Nigéria. “É uma maneira excelente de ampliar o conhecimento, estimulando o raciocínio e as noções de geografia dos alunos”, comentou a diretora do CMEI.
Outro fator incentivado com a ação é a integração dos pequenos com suas famílias. “Tivemos o retorno positivo dos pais de várias crianças, que relataram que o aprendizado sobre a Copa foi dividido em casa com as famílias”, disse Maria Letícia.