Cuidados ao colorir os cabelos crespos

O cabelo crespo está ganhando cada vez mais espaço e adeptas na mídia: Débora Nascimento, Lucy Ramos e Sheron Menezes deixaram de vez a chapinha e resolveram soltar os cachos. Apesar do aspecto natural do formato, ninguém quer abrir mão de colorir o cabelo. O hairstylist Lucas Nascimento, do Salão Éclat, no Rio de Janeiro, especialista em cabelo crespo, aconselha a preferir tonalizantes em vez de tintura. “Esse tipo de cabelo absorve melhor e a tinta, neste caso, dá um ar de ressecado por melhor que ela seja”, diz.Ele lembra que já é característica desse tipo de cabelo ser mais seco e, por isso, é preciso tomar uma série de cuidados antes e depois da coloração.
“Principalmente se usar um xampu com componentes como, por exemplo, sulfato na fórmula. Causa um efeito de bomba e pode queimar as madeixas”, alerta.
O hairstylist afirma que há linhas de tratamento específicas para cabelo colorido que ajudam a fixar a cor. “Você pode mudar a vida do cabelo se usar os produtos certos”, ressalta. O tratamento, no entanto, é contínuo. “Xampus livres de laurel, parabenos e sulfato tem um excelente resultado depois de algum tempo de uso. Não é apenas em um banho que vai dar para perceber uma mudança, é preciso persistir”, ensina o especialista.
O segredo para uma cor vibrante está, justamente, na lavagem, explica Lucas. “Para atingir uma boa cor, comece tratando o seu cabelo com delicadeza”, brinca. Essas linhas sem sulfato não fazem tanta espuma e por isso muita gente acha que eles não limpam. “Ao contrário, são mais eficientes e fazem uma limpeza gentil, sem agredir o fio como os outros”, revela.