Cuidar bem do intestino melhora a qualidade de vida das pessoas

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar

Disbiose é uma inflamação no intestino. Há uma redução das bactérias boas e consequentemente aumento das bactérias ruins, prejudicando a flora intestinal. O intestino concentra 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, previne os sintomas do envelhecimento levando à longevidade saudável. Consumir iogurte, kefir e kombucha são excelentes para a flora intestinal. Por causa de hormônios desregulados no instestino as mulheres têm mais prisão de ventre em relação aos homens.

Os cuidados com a flora intestinal são essenciais para uma vida mais completa de ânimo e disposição, inclusive ajudando no processo de emagrecimento e até melhorando os aspectos dos cabelos e da pele. O nosso intestino produz cerca de 95% de serotonina, que é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite. É considerado o neurotransmissor do bem-estar.

Uma das formas de aumentar a serotonina no nosso corpo é consumindo alimentos ricos em triptofano, bem como praticando atividade física. Cansaço e ficar sem paciência também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea.

Consuma alimentos ricos em probióticos, que são as bactérias boas para o intestino, como iogurte, kefir e kombucha, promovendo o equilíbrio da flora intestinal, melhorando a disbiose.

SAÚDE EM PÍLULAS

Recifitness – O setor competitivo das academias este ano não terá a movimentação da feira de negócios fitness, a Recifitness, que chegaria a sua 8ª edição, em novembro. O evento acontecerá em 2022, sem a data prevista. Em 2019, realizou na rodada de negócios o montante de R$ 3 milhões, com um público de 5 mil pessoas, que participaram da feira, palestras, fitness show e o campeonato de fisiculturismo.

Sono – O gerente adjunto do Home Center Ferreira Costa, Aglaires Mendes, informa a importância do uso adequado dos colchões para boa noite de sono: “Optar por um colchão de boa qualidade é de extrema importância, porque em média uma pessoa de 90 anos praticamente irá passar 30 anos de sua vida dormindo. A escolha de produtos de boa qualidade faz toda a diferença em uma excelente noite de sono, onde ele deve se adaptar as suas necessidades de cada pessoa como o que você gosta em ser mais macio ou firme e hoje temos em nossa loja produtos diversos que podemos oferecer aos nossos clientes como alguns colchões com viscoelástica  que se molda aos contornos do corpo do usuário, dando ótima sustentação ao seu biotipo diminuindo os pontos de pressão, facilitando a circulação sanguínea, resultando em um sono mais tranquilo, confortável e reduzindo a necessidade de mudar a posição durante uma noite de sono. Um colchão bom faz toda diferença em seu dia a dia, na entrega de suas atividades”, relata.

Dia do Homem – Em referência ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, o urologista Guilherme Maia alerta sobre a importância de o público masculino também ter uma rotina de exames. “É preciso desmistificar a cultura dos homens de irem ao urologista apenas quando surgem sintomas, indicando que algo não vai bem”, explica. O especialista esclarece que existem exames específicos e de extrema importância para a saúde do homem, prevenindo contra várias doenças e que devem ser realizados anualmente, de acordo com a orientação do urologista. “Homens acima dos 50 anos, por exemplo, devem fazer o exame de toque para rastreio do câncer de próstata. Em casos de histórico familiar, sobretudo com parentes de primeiro grau, sugere-se iniciar o rastreio a partir dos 45 anos. O PSA deve ser complementar”, informa. Através do exame de urina é possível detectar possíveis elementos anormais que possam indicar algumas doenças, a exemplo das renais. Já o de sangue é importante para verificar a glicose, creatinina, ácido úrico, colesterol, triglicerídeos, além de medir os níveis de testosterona. “Não podemos esquecer do autoexame dos testículos, que indicamos para jovens a partir de 15 anos, pois com a análise diária é possível perceber alterações na textura e forma, podendo sugerir a presença de alguma patologia”, conclui Maia.

Faculdade Pernambucana de Saúde, que passará a contar com o curso de Educação Física a partir de 2022, realiza na próxima quinta-feira (15) o seu primeiro Meeting de Educação Física. Será online e aberto ao público, através da plataforma do Webex. As inscrições podem ser feitas através do site https://fps-edu.webex.com/meet/sala27.  O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Educação Física e Academia da Cidade, abordará o tema “treinamento de força”, das 18h30 às 22h. Serão debatidos a importância do treino de força para a saúde, adaptações neurais associadas aos ganhos de força, adaptações fisiológicas associadas à hipertrofia muscular e controle de periodização do treinamento de força.