O mês de aniversário de Curitiba já começou com uma boa notícia para a população que utiliza o sistema de transporte da cidade. O prefeito Rafael Greca entregou, na manhã desta terça-feira (3/3), mais 63 ônibus novos. Com esse novo lote, a cidade alcança 400 novos veículos desde 2017, o que significa que 32% da frota operante foi renovada desde então.
Dos 63 veículos entregues nesta terça-feira, 33 são do tipo comum, com capacidade par 87 passageiros, e 30 micro especiais, para 65 passageiros. Eles vão atender, ao todo, a 42 linhas, sendo a maior parte que circula na região norte da cidade. (Confira a lista no fim da matéria).
Os novos ônibus foram entregues ao lado terminal do Santa Cândida, localizado na região norte e um dos mais importantes da cidade, que recebe 39 mil passageiros por dia. “Estamos aqui, entregando o ônibus número 400, no alto da colina do bairro, com a perspectiva da histórica Igreja de Santa Cândida, que recebeu a visita de Dom Pedro II, acompanhado de 400 cavalheiros em 1880”, recordou Greca.
“Curitiba é referência em BRT (Bus Rapid Transit, de canaletas exclusivas) para o mundo, com um modelo copiado para mais de 250 cidades e que custa mil vezes menos que o metrô”, disse o prefeito.
O sistema de transporte de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus que transportam 1,23 milhão de passageiros por dia. As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros. O sistema conta atualmente com 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.
Avanço tecnológico
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que os novos ônibus trazem novas tecnologias, que agregam conforto e segurança para o usuário. “Trata-se da maior renovação de frota dos últimos anos, com veículos mais modernos e que trazem uma série de benefícios para os passageiros”.
O sistema de transporte da capital passa por um período de inovação em todos os níveis, ressalta o presidente da Urbs. Entre as mudanças para melhor no transporte curitibano, estão além da renovação da frota, a redução do valor da passagem fora de horários de pico, reformas nos terminais, programas de eficiência energética e a redução do preço da passagem fora dos horários de pico.
Os novos veículos vêm com tecnologia embarcada que oferece acessibilidade a pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm, inclusive, sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros.
Mais conforto
Para os passageiros, a frota nova facilita do dia a dia de quem se desloca de ônibus para ir trabalhar ou estudar. As linhas Paraíso e Interbairros, bastante usadas por Helisson Oliveira, que trabalha com recepcionista de hotel, estão operando com ônibus novinhos.
Os amigos Matheus Felipe Pilute Silva e Matheus Ribas Bonfim, além de usuários do transporte, compartilham a mesma paixão pelos ônibus. São estudiosos e pesquisadores sobre sistemas de transporte coletivo. A dupla fez questão de acompanhar a nova entrega para fotografar os novos veículos e divulgar as informações pelas redes sociais aos busólogos, como são chamados as pessoas que adoram ônibus. A página é compartilhada sobre o assunto no facebook e reúne mil pessoas interessadas no tema. “Desde 2011 não víamos tanta renovação na frota de Curitiba. Tá bonito demais acompanhar essas entregas ” disse Bonfim.
Estiveram presentes na entrega dos ônibus os vereadores Jairo Marcelino, Edson do Parolin, o diretor executivo do Sentransp, (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Luiz Alberto Lenz César; os administradores regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista) e Matriz (José Dirceu de Matos), diretores e gestores da Urbs.
Descrição
Dos novos veículos, 33 são do tipo Comum (motor dianteiro, de 12 metros de comprimento), chassi Mercedes Benz OF1721L, motorização EURO V/PROCONVE P7, categoria intercambiável (cor laranja), para operação nas linhas convencionais e alimentadoras. Eles têm capacidade para 87 passageiros e são equipados com quatro câmeras internas.
Outros 30 veículos são do tipo micro especial (motor dianteiro, de 9,60 metros de comprimento), chassi Mercedes Benz OF1519, motorização EURO V/PROCONVE P7, categoria intercambiável (cor laranja), para operação nas linhas convencionais e alimentadoras. A capacidade é para 65 passageiros, equipados com quatro câmeras internas.
Outros equipamentos disponíveis são dois espaços reservados para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e iluminação interna em LED.
Confira as linhas que serão atendidas pelos novos ônibus
341 -Bairro Alto/Sta Cândida
373- Alto Tarumã
160 JD Mercês/Guanabara
166 Vila Nori
168 Raposo Tavares
171 Primavera
175 Bom Retiro/PUC
183 JD.Chaparral
226 Abaeté
231 Banestado/Califórnia
232 Aliança
233 Olaria
236 São Benedito
242 Vila Leonice
342 Bairro Alto/Boa Vista
811 Saturno
816 Campina do Siqueira/Santa Felicidade
829 Universidade Positivo
870 São Braz
184 V.Suiça
214 Tingui
224 Cassiopéia
244 JD do Arroio
266 Estribo Ahú
272 Paineiras
280 Nossa Senhora de Nazaré
285 Juvevê/Água Verde
343 Paraíso
365 Jardim Social/Batel
366 Itupava/Hospital Militar
386 Cajuru
760 Sta Quitéria
658 Capão Raso/Caiuá
712 Jardim Independência/CIC
720 Fazendinha/Campo Comprido
826 Campo Comprido/CIC
150 Canal da Música/Vista Alegre
911 Passaúna
912 José Culpi
913 Butiatuvinha
918 Veneza
965 São Bernardo
Nova frota permite inovações no sistema de transporte da cidade
Os novos ônibus também poderão agregar novas funcionalidades que serão implantadas no sistema de transporte coletivo nos próximos meses, entre elas:
– biometria facial, que faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;
– integração entre linhas, que permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;
– integração temporal, que possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;
– interoperabilidade entre sistemas metropolitanos, que permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;
– ampliação da tarifa diferenciada, hoje algumas linhas possuem tarifa diferenciada, mais barata, em determinados horários do dia, mas será possível ampliar o número de linhas com esse benefício, bem como criar tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados, ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;
– venda de créditos por aplicativos, dará mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte;
– pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;
– pagamento com cartões de débito e de crédito, será aceita a utilização de cartões bancários para o pagamento da tarifa, seja no débito ou no crédito;
– operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação. Esses cartões estão sendo substituídos gradualmente desde 2008;
– gestão da frota, com a modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.
Foto: Daniel Castellano / SMCS