Curitiba é uma das seis cidades líderes do Projeto Solutions, desenvolvido pela União Europeia com apoio da Embarq Brasil, organização não governamental de assessoria a agências de transporte coletivo. Foram escolhidas como líderes cidades consideradas modelo na implantação e desenvolvimento de soluções sustentáveis em mobilidade e transporte coletivo.
Além de Curitiba, também fazem parte da lista as cidades de Aalbory (Dinamarca); Barcelona (Espanha); Bremer (Alemanha); Budapeste (Hungria) e Dalian (China). Outras 13 cidades do mundo – entre elas as brasileiras Belo Horizonte (MG) e São José dos Campos (SP) – foram incluídas pelo comprometimento na busca de soluções de mobilidade e sustentabilidade e disposição para compartilhamento de experiências e conhecimentos.
A inscrição de Curitiba no Projeto Solutions foi feita pela Urbs em setembro e a aceitação da cidade e sua definição como líder foram confirmadas nesta semana pelos idealizadores do trabalho.
Curitiba foi definida como cidade líder a partir de sua experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras no transporte coletivo. A cidade foi escolhida pelo projeto de gerenciamento público dos recursos provenientes e destinados ao transporte coletivo, que é o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC); o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) que gerencia e controla eletronicamente a venda e utilização de passagens, além do monitoramento em tempo real de 100% da frota; integração do transporte, física e temporal; a utilização de tarifa única em toda a Rede Integrada de Transportes (Curitiba e mais 13 municípios vizinhos); e a existência de uma frota, em operação regular, de 30 ônibus híbridos, movidos a eletricidade e combustível.