De casa nova e com previsão de mais um recorde de participantes, a 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, promete trazer ainda mais novidades sobre as soluções para as cidades inteligentes do mundo todo.
Eleita Cidade e Comunidade Mais Inteligente do Mundo nos últimos dois anos, a capital paranaense se prepara para receber, entre os dias 25 e 27 de março, cerca 20 mil visitantes na Smart City Expo 2025. A estimativa é da organização do evento, considerado o maior das Américas no segmento.
A cada edição, o evento cresceu em número de expositores, palestrantes, participantes e negócios realizados. Começou, em 2018, com 5,4 mil participantes, em dois dias. Em 2024, com três dias de fórum, triplicou o número de participantes, com o recorde de 16,8 mil pessoas.
Por três dias, a Ligga Arena, estádio do Athletico Paranaense, no Água Verde, vai ceder espaço às discussões sobre tecnologias, inovação, conectividade e sustentabilidade.
Representantes de diversos órgãos da Prefeitura e da organização do evento se reuniram na tarde desta segunda-feira (20/1) com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. No encontro, foram compartilhadas experiências das cinco edições anteriores do evento já realizadas na capital. Além disso, o hub de inovações iCities apresentou os preparativos em andamento para a realização do Smart City Expo 2025, que será na Ligga Arena, no Água Verde. Também foram definidos os próximos passos da organização para o evento, que incluem uma visita técnica à Ligga Arena.
“Deixo meus parabéns a todos que participaram da construção do Smart City Expo Curitiba até aqui. E destaco que nosso desafio como Prefeitura é fazer ainda melhor, de forma ainda mais integrada. Com a qualidade da nossa equipe, tenho certeza de que faremos um grande trabalho”, destacou Martins.
O vice-prefeito destacou ainda que os três dias do Smart City Expo Curitiba 2025 são uma grande oportunidade para Curitiba se firmar como anfitriã de eventos internacionais. São esperados participantes de pelo menos 50 países.
Participaram da reunião o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o assessor chefe de Relações Internacionais e coordenador do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; a assessora do gabinete do prefeito Tatiana Turra; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; a superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Edle Tatiana Lessnau de Figueiredo Neves.
Casa nova
Este ano, o Smart City deixa os 5 mil m² do Centro de Eventos do Parque Barigui para tomar conta dos 25 mil m² da Ligga Arena, tornando-se o primeiro evento com chancela da Fira Barcelona realizado em um estádio de futebol.
“Nos últimos anos, a cidade construiu um ecossistema de inovação que está entre os melhores do mundo, despertou seu potencial para o turismo, que estava adormecido. Se no Barigui conseguimos nos tornar o segundo maior evento de Smart City da Fira Barcelona, com cinco vezes mais espaço e todo esse reconhecimento internacional da cidade, ninguém nos segura: vamos expandir exponencialmente.”, disse o sócio fundador do iCities, Beto Marcelino.
Smart City Expo Curitiba
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A convenção mundial, na Espanha, reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.
Desde 2022, o evento em Curitiba é o segundo maior da franquia e, no total, já recebeu 54,1 mil visitantes. O Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona, apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei).
Foto Hully Paiva – SMCS