Curitiba faz parceria com ministério da Saúde para aprimorar tratamento contra AIDS

Os rumos do enfrentamento da aids foi o principal assunto do encontro entre o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. A intenção do governo federal é simplificar o diagnóstico da aids, assim como sua medicação e o acesso ao tratamento.
“Já é possível vislumbrarmos a eliminação da epidemia da aids mas para isso precisamos investir no tratamento e no acesso, através da rede básica de saúde. Curitiba pode nos ajudar nisso e servir como modelo, já que tem como uma de suas metas oferecer o tratamento também em todas as unidades de saúde”, afirmou Mesquita.
Segundo ele, a intenção do Ministério é oferecer a medicação 3 em 1, que ainda é novidade no mercado brasileiro e que diminui o número de medicamentos a serem ingeridos, facilitando a adesão do paciente ao tratamento. Para isso, o governo federal firmou uma parceria com uma indústria farmacológica brasileira e a expectativa é que o medicamento seja distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano que vem.