Pela terceira vez, a capital paranaense receberá um belo e inspirador presente de aniversário: um grande varal de poesias. Curitiba completará 321 anos no dia 29 de março e, dentre as diversas ações que acontecerão na cidade, um varal com 100 poesias será montado na Praça Santos Andrade para que as pessoas possam ter contato com a arte e a cultura de uma maneira inovadora.
O presente é uma homenagem da sede de Curitiba da Organização Internacional Nova Acrópole em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade via Fundação Cultural. As poesias ficarão expostas em frente à UFPR e todos que passarem pelo local poderão ler, apreciar e levar para casa o texto que mais lhe tocar. As obras escolhidas para compor o Varal de Poesias são de autores curitibanos, nacionais e também internacionais, como Shakespeare e Khalil Gibran.
A produção do Varal de Poesias está sendo realizada por voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole, cujo trabalho é buscar nas obras dos artistas mensagens com caráter filosófico. “Além de homenagearmos Curitiba e despertarmos no público um sentimento de orgulho local com a valorização dos nossos poetas, queremos promover um diálogo interior em cada um. O objetivo das poesias é sensibilizar as pessoas e proporcionar uma reflexão sobre a vida e o mundo”, explica Oscar Guimarães, voluntário da ação. Além do Varal de Poesias, os voluntários do projeto farão declamação de poesias ao vivo.