Acontece no próximo dia 28 de junho, no Museu Oscar Niemeyer – MON, a apresentação do cantor lírico Carlo Colombara. No concerto, Colombara interpretará obras do seu vasto repertório e de sua já consagrada carreira artística. O evento contará com o apoio e produção da Academia de Música de Curitiba e a presença e atuação do pianista paranaense, e diretor da Academia de Música, Jeferson Mello, (especializado como pianista acompanhador, em 2009, pelo Biennio Accademico no Conservatório de Vicenza – Itália), que retoma residência em Curitiba, após temporada de estudos e apresentações na Europa.
Os ingressos para o concerto estão à venda pelo site do Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) ou pelo telefone (41) 3315-0808, a partir de R$ 75,00. A renda será revertida, como presente do cantor lírico, à Academia de Música de Curitiba, para a compra de um piano de fabricação alemã, Grotrian Steinweg, produzido em 1930 e avaliado em R$ 125.000,00.
O piano, propriedade do pianista Noel Nascimento, é um dos melhores instrumentos existentes na cidade de Curitiba e está perfeitamente ativo. Com a mudança do pianista para a Alemanha, o instrumento deverá ser vendido. Atualmente, o piano encontra-se sob os cuidados da Academia de Música de Curitiba.
Considerado atualmente uma das vozes de referência no registro de baixo, Carlo Colombara tem timbre de voz potente, amplo, profundo e ágil. Possui uma grande capacidade de comunicação e convincentes dotes de ator, o que lhe assegurou um lugar de honra no mundo operístico contemporâneo.
Nascido em Bologna, começa a apaixonar-se pela música lírica e ópera aos nove anos, depois de assistir a apresentações da Ópera Carmem, no Teatro Comunale da sua cidade. A sua formação musical iniciou-se com o estudo de piano aos 12 anos, e aos 15 foi estudar canto com o professor Paride Venturi.
Em 1986, ganha medalha de ouro como melhor cantor italiano no Concurso «G. B. Viotti» diVercelli. Debutou na Ópera de Roma como Silva da ópera Ernani, de Giuseppe Verdi. Sucessivamente no Teatro Comunale de Bologna o personagem de Seneca em L’incoronazionediPoppea e em Fenice de Veneza, Tiresia de Oedipusrex. Em 1989, canta no Scala de Milão I vespri siciliani com Riccardo Muti, e retorna em 1995 (l’amore dei tre re), 1996 (Nabucco) e 1997 (Macbeth).
Cantou em muitos teatros prestigiados do mundo, entre eles: Staatsoper de Viena, Metropolitan de Nova York, Teatro Bolsoi de Moscou, Teatro Colón de Buenos Aires, Bastille de Paris, Covent Garden de Londres, Arena de Verona, Maggio Fiorentino de Florença, e salas de concerto como Carnegie Hall de Nova York, Royal Festival Hal de Londres, Konzerthaus de Viena, Concertgebouw de Amsterdam.
Trabalhou com importantes maestros como: Gary Bertini, Riccardo Chailly, Myung-WhumChung, Colin Davis, Gianandrea Gavazzeni, Carlo Maria Giulini, EliahuInbal, LorinMaazel, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Daniel Oren, Antonio Pappano, Michel Plasson, Georges Pretre, Wolfang Sawallisch, Giuseppe Sinopoli e Georg Solti.
Jeferson Mello
O pianista paranaense Jeferson Mello estudou piano com Noel Nascimento, com o qual viria a diplomar-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ainda no Brasil, estudou com Gilberto Tinetti e Elsa Guevara. Na Itália frequentou o Biennio Accademico, no Conservatório de Vicenza, na classe do professor Ricardo Mascia, concluindo o curso de pianista acompanhador no ano de 2009. Em 2011, frequentou a Academia de Estudios Orquestales Barenboin-Said, em Sevilha, na classe do professor Alexander Vitlin, assistente do maestro Daniel Barenboin.
Tocou em importantes salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo), Itália (Teatro Olimpico de Vicenza), Espanha (Fundación Cajasol) e Portugal (TEMPO) entre outros. Tocou ao lado de importantes artistas do cenário mundial como Evgenia Ephstein (Russia), Luciano Miotto (Espanha), Sunita Mantami (Alemanha), Carlo Colombara (Itália), Ivanna Speranza (Itália), Carla Pontes (Portugal) entre outros.
Lecionou piano nos conservatórios de Lagos e Portimão, em Portugal, nos anos de 2010 e 2011. Entre 2012 e 2013 lecionou na Escola de Música Joaquim Turina de Sevilha, na Espanha. Atualmente é diretor da Academia de Piano de Curitiba.
Academia de Música de Curitiba
A academia de Música de Curitiba nasce da vontade de criar uma opção a mais aos estudantes e profissionais de música que queiram se aperfeiçoar no estudo da música. Fundada em janeiro 2014 pelo pianista Jeferson Mello, a Academia, em seus poucos meses de vida, já produziu dois importantes Master Class: o da cantora curitibana Luciana Melamed e do cantor austríaco Norbert Steidl.
A Academia também oferece ao público concertos em casa, intitulados de HausMusik, além de oportunizar à comunidade cursos regulares de música com professores especializados.