Câmeras e rádio agilizam informações sobre o trânsito de Curitiba

Operadora de uma das 89 câmeras que monitoram o trânsito de Curitiba em tempo real, Marli Drews chega para trabalhar e logo está em frente a uma tela enorme, dividida em vários cenários. Em cada um deles é possível acompanhar um recorte das ruas de diferentes bairros da cidade. Ela mexe no computador, volta um pouco a imagem e um caminhão aparece na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro, fazendo uma conversão proibida à esquerda, na esquina com a Rua General Carneiro. A cena a seguir mostra uma moto batendo em cheio na carreta. Imediatamente, Marli se comunica por rádio com um agente que está na rua e é acionado para ir até o local.
Marli Drews faz parte de uma equipe de 56 pessoas que atuam no CCO, o Centro de Controle Operacional da Urbs, inaugurado em 2011 e que vem sendo aperfeiçoado para garantir agilidade no monitoramento do trânsito em Curitiba. Atualmente, o CCO conta com 711 câmeras de monitoramento, das quais 89 do trânsito, instaladas em postes e no alto de edifícios, e 622 para fiscalizar o transporte público.
, em estações-tubo, terminais de ônibus e na Praça Rui Barbosa.
“Essas câmeras e o trabalho integrado entre Urbs e Secretaria de Trânsito garantem uma agilidade extrema ao processo de acompanhamento do trânsito. Com isso, nós conseguimos ter uma cobertura de 100% da mobilidade da cidade, incluindo os semáforos, os painéis de mensagens e os sensores de controle de tráfego”, explica Júlio Panício, o coordenador do CCO.
Panício comanda uma equipe de 57 pessoas, divididas em turnos que vão das 6 horas à meia-noite (além dos plantonistas, que ficam nas ruas da meia-noite às seis horas). Segundo ele, essa integração facilita muito a tomada de decisões. “Nós não precisamos ligar ou mandar mensagem para ninguém. Temos comunicação por rádio, ou aqui mesmo, no CCO, onde tudo é interligado”, afirma.
Via rádio, as agentes de trânsito que ficam em uma das salas de controle se comunicam com as agentes que estão nas ruas, acompanhando de perto os locais de acidente ou com trânsito lento. De repente, o rádio traz uma mensagem. “Colisão auto, auto, placa alfa xadrez Julieta 0098, QSL?”.

Foto: Divulgação.