Ciclistas são orientados a não usar canaletas do transporte coletivo

ciclista

A cena é comum nas canaletas do transporte público em Curitiba: diversos ciclistas se arriscam diariamente e dividem a via com os pesados ônibus biarticulados, correndo o risco de sofrer um grave acidente. A situação também ocorre na Via Calma da Avenida Sete de Setembro, um projeto da Prefeitura de Curitiba iniciado em 2014 para permitir o compartilhamento de uma mesma rota por carros, bicicletas e pedestres.
Para evitar que acidentes aconteçam na Via Calma, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) tem realizado abordagens diárias a ciclistas pedindo para que utilizem a ciclofaixa ao invés da canaleta.
A Prefeitura também colocou faixas suspensas em alguns pontos da Avenida Sete de Setembro, convidando os ciclistas a deixar as canaletas para utilizar a Via Calma, com as frases: “Lugar de bicicleta é na Via Calma. Deixe a canaleta para o ônibus.”, “Ciclista, não se arrisque na canaleta, pedale na Via Calma.”, e “Ciclista, seja esperto, use a Via Calma.”.
Nos períodos da manhã e da tarde, dois agentes de trânsito fazem a abordagem dos ciclistas na canaleta, sugerindo que passem para a ciclofaixa da Via Calma e distribuindo materiais.

Foto: Divulgação.