Dia Mundial do Coração é lembrado em Curitiba

Cerca de 400 pessoas foram atendidas por profissionais do Demp – Departamento de Estudo Multiprofissional da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), na ação realizada pela SPC para conscientizar sobre os problemas e os cuidados para prevenir doenças cardíacas. Quem passou pelo local pode aferir a pressão, fazer exame de glicemia e receber dicas nutricionais.

A população que esteve na Boca Maldita também participou de uma chuva de balões vermelhos que chamaram a atenção para a causa. “O evento teve um saldo muito positivo. A população participou em peso da campanha e tirou suas dúvidas sobre as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo”, afirma o cardiologista da SPC, Dr. Miguel Hanna.

Dados de doenças cardiovasculares

O número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil é alarmante: de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 1º de janeiro ao dia 26 de setembro, o número de mortes chegou a 256.197 pessoas. Ao analisar um período de dez anos, as doenças cardíacas vitimaram 3.153.175 pacientes, ou seja: uma morte a cada 40 segundos. Os dados podem ser visualizados no site: http://www.cardiometro.com.br/.