Faixa exclusiva beneficiará 53 mil usuários de ônibus

A primeira faixa exclusiva de ônibus de Curitiba, na Rua XV de Novembro, está na fase final de obras e deve começar a receber tráfego exclusivo no final deste mês. Ela vai beneficiar 53 mil passageiros transportados por 11 linhas do transporte coletivo que passam pela XV de Novembro, no trecho entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Após a colocação das pinturas indicativas e dos tachões de separação da faixa, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), faz os últimos ajustes na sinalização de placas. A Prefeitura está conversando com a população que usa a via e entregando um folheto explicativo sobre as novas regras que passarão a vigorar na rua. Com a faixa exclusiva, os ônibus deverão ter velocidade contínua, respeitando o limite de 50 quilômetros por hora na via – dessa forma, as viagens serão feitas em menor tempo. As duas outras faixas de circulação da XV de Novembro também passam a ter a velocidade máxima permitida de 50 km/h.
No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem entrar nas guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.
Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.
Em quatro cruzamentos da Rua XV de Novembro, os ônibus terão de fazer uma conversão à esquerda: com as ruas Padre Germano Mayer, Almirante Tamandaré, Tibagi e João Negrão. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.
As linhas que utilizarão a faixa exclusiva são: Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Menonitas; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto).