Guairão recebe poltronas, novas cortinas e carpetes

Pela primeira vez em seus 40 anos, o Teatro Guaíra, um dos marcos da arquitetura modernista do Paraná, passa por uma restauração. Na primeira etapa do projeto, iniciada em setembro, as 2.167 poltronas do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, estão sendo restauradas.
Os carpetes também estão sendo trocados. As cortinas de veludo do Guairão e do auditório Salvador de Ferrante, o Guarinha, serão substituídas. Mais de 40% dos trabalhos foram concluídos.
O restauro tem um custo de mais de R$ 2,8 milhões e é realizado com o patrocínio da Renault do Brasil.
“Além de deixar o Guaíra mais bonito, o restauro vai valorizar a estrutura do teatro”, afirma a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter. “Não tem artista que se apresente aqui que não elogie a estrutura. O projeto original tem mais de 40 anos e continua atual, acomoda grandes espetáculos e o público, desde a plateia até o segundo balcão, ouve e vê bem, sem perder a qualidade. Ele é grandioso”, ressalta Mônica.

ORIGINAIS – Como o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, o restauro mantém as características originais do teatro. “As poltronas são retiradas e levadas para a fábrica para serem restauradas. O revestimento de veludo e o enchimento são trocados por idênticos e cada uma é lixada manualmente”, explica o arquiteto do Teatro Guaíra, Sérgio Izidoro. “A única mudança perceptível é nas luzes de LED nos degraus, amplamente discutida com a equipe de patrimônio e que trazem mais segurança”, afirma.

Foto: Divulgação.