A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) celebra 25 anos de atuação com muitas conquistas em prol do desenvolvimento do empreendedorismo, reconhecida como a primeira incubadora do Paraná e a quinta do país. Atualmente, cerca de 50 empresas que já foram incubadas ainda estão presentes no mercado e contribuem com aproximadamente 1.300 postos de trabalho diretos.
Inaugurada em 4 de setembro de 1989 dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), hoje conta com 1500 m² de área construída para utilização pelos empreendimentos incubados. Além da infraestrutura, oferece uma série de serviços e atividades disponíveis a toda sociedade, tais como o laboratório de prototipagem e os Workshops abertos ao público.
Inovar para empreender sempre foi o principal objetivo da Incubadora. Prova disso foi a escolha por Gina Gulineli Paladino, que atualmente é presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, para gerenciar a Intec no início da década de 1990, quando o setor de tecnologia ainda era visto como um universo masculino. “Aprendi muito e o meu crescimento profissional e pessoal foi ímpar. Sei que servi de inspiração e abri também oportunidades para que outras mulheres entrassem neste mercado”, diz.
Gina lembra que na época, quando assumiu a gestão, os desafios eram grandes, mas a vontade de fazer com que a Intec se tornasse um exemplo no que se diz respeito a uma incubadora, era maior ainda. “Assumi com a vontade e dedicação de ajudar a Intec a ter uma sede própria, com um projeto inovador e que se tornasse referência nesta área. Por meio desta ação, conseguimos ampliar a capacidade de incubação e oferecer uma infraestrutura melhor. De lá para cá, nos tornamos referência e tenho muito orgulho em dizer que fiz parte desta história”, comenta.
Para o atual diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, as incubadoras têm o papel de compartilhar conhecimento com os empreendedores nas fases iniciais do negócio, quando existe muito conhecimento sobre o produto e a tecnologia, mas pouco sobre o mercado e os processos necessários para operar uma empresa. “É nesse ponto que a incubadora tem um papel crucial, pois reduz o risco do negócio e aumenta a chance de sucesso”, destaca.
Felix ressalta ainda que entre as principais conquistas da Intec nos últimos anos está o prêmio concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) de Melhor Incubadora do país em 2010, ano que também ganhou como a melhor da Região Sul. “Este é o resultado de muito trabalho. A incubadora busca estar sempre moderna em seus processos, com uma equipe competente e selecionando os melhores empreendedores. Acreditamos em nossas metodologias de gestão e por isso sempre podemos melhorar. Assim o nosso legado se projeta no futuro de maneira muito positiva e podemos vislumbrar ainda grandes serviços para sociedade paranaense e nacional”, diz.