
O governador Beto Richa reforçou, nesta quarta-feira (26/08), que a integração de todas as áreas de governo está permitindo ao Paraná vencer uma fase crítica e que o ajuste fiscal já ampliou a capacidade de investimentos em obras e programas estaduais.
“Recuperamos as contas públicas, retomamos os pagamentos e as obras públicas ganharam novo ritmo”, destacou Richa, que reuniu os secretários e dirigentes de empresas estatais no Palácio Iguaçu, pela manhã, para fazer um balanço das ações de governo desde o início do ano.
O governador disse que o Paraná iniciará o ano de 2016 em condições de fazer investimentos importantes, enquanto a grande maioria dos estados ainda estará promovendo ajustes em razão da forte queda da arrecadação.
Levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda mostra que os estados brasileiros perderam, na média, 4,7% da Receita Corrente Líquida (RCL) no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, enquanto no Paraná o resultado é positivo.
O secretário Mauro Ricardo Costa mostrou que o Paraná é o único estado que conseguiu alavancar a Receita Corrente Líquida neste ano num patamar próximo a 5%. Distrito Federal, Pará e Rondônia são os outros três estados que também conseguiram elevar as receitas, mas em níveis próximos a 1% ou menos, já descontada a inflação.
“A avaliação é positiva e a reunião ajuda a projetar as ações para os próximos meses”, afirmou o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. Ele elogiou o comprometimento de todas as áreas de governo para o ajuste fiscal, “que tem sido tratado com toda a responsabilidade”.
O orçamento estadual para o ano que vem foi outro tema debatido na reunião, já que no próximo mês o governo deve encaminhar para a Assembleia a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Temos que ajustar os compromissos da gestão às limitações orçamentárias”, alertou o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros.
Barros destacou, ainda, a realização de audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2018. Ele afirmou que a sociedade pode dar a contribuição para o projeto via internet, pelo site www.planejamento.pr.gov.br, até 31 de agosto. “É mais um canal para ouvir a população. Já tivemos 302 contribuições”, informou.
O secretário do Planejamento também considerou fundamental o levantamento que demonstra que o Paraná tem potencial para alavancar R$ 9 bilhões em recursos federais, com 145 projetos que foram mapeados dentro da estrutura da administração estadual.
O encontro também contou com as presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, da vice-governador Cida Borghetti e do líder do governo no legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli.
Na reunião, o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, e professores da instituição apresentaram um projeto de extensão que está sendo realizado em Adrianópolis. A iniciativa reúne alunos das áreas de saúde, educação, economia, direito, comunicação e arquitetura.
Foto: Pedro Ribas/ANPr