
Em operação há duas semanas, a estação-tubo Bento Viana vem sendo alvo de vandalismo. O elevador, que foi entregue funcionando, exigiu três reparos em apenas uma semana. As grades de proteção dos usuários, que direcionam os pedestres para a travessia segura da Avenida, amanheceram arrebentadas. As equipes de manutenção já foram mobilizadas e a previsão é que o serviço possa ser feito até o final do dia. A mobilização das equipes para consertos de equipamentos danificados por vandalismo acaba provocando atrasos em obras de melhorias e vistorias programadas nas estações-tubo, que fazem parte da rotina de serviços feitos pela Urbs.
A área de manutenção de estações conta com 12 equipes que diariamente saem às ruas, priorizando o atendimento dos chamados, como no caso da Bento Viana, e fazendo a manutenção preventiva, o que significa verificar peças, sistemas elétrico e hidráulico, plataforma, mesmo que tudo esteja funcionando.
Das 12 equipes, duas cuidam apenas dos elevadores e outras dez se dedicam à manutenção dos demais itens das estações.
Problemas que ocorrem nos equipamentos são detectados pelos fiscais ou comunicados à Urbs diretamente pelos próprios cobradores ou pelos usuários, através do telefone 156. Com a revisão permanente, raramente ocorrem problemas provocados por desgaste de peças e, mesmo quando se trata de vandalismo, o conserto pode ser feito em questão de horas. Esse quadro muda quando é necessário trocar peças que precisem ser encomendadas, o que pode demorar alguns dias.