Volume de imóveis comerciais usados à venda cresce 41%

O volume de imóveis comerciais usados à venda cresceu 41% nos últimos 12 meses. O apontamento é da última pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR. Já o crescimento residencial foi mais modesto, ficando na casa dos 6,3% para o mesmo período.
Segundo o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Moritz, a variação dos preços no acumulado dos 12 meses fechou em 18% para os imóveis comerciais e terrenos e de 10% para os residenciais.
Outro dado interessante, levantado na pesquisa, se dá em relação aos imóveis comerciais usados vendidos entre agosto de 2013 a julho de 2014, dos quais um terço dos conjuntos, imóveis em maior número nesse mercado, têm mais de 20 anos de construção. O segundo colocado neste quesito são as casas comerciais, das quais mais 73% têm mais de 20 anos de construção.
No que tange à forma de pagamento, do total de imóveis usados vendidos entre maio a julho de 2014, pouco mais de 63% deles foram adquiridos por meio de financiamento e 36% com pagamento à vista. O especialista em comportamento de consumo, Douglas Zela, coordenador do curso de pós-graduação em Marketing da Fae Centro Universitário, a diferença entre os números de compra por financiamento e à vista se dá por conta das garantias que o mercado fornece atualmente que estimulam o investimento a longo prazo, como por exemplo, o alto nível de emprego.