Para estar com a saúde e o peso em dia não é preciso aguardar o verão. É preciso mudar o “Projeto Verão para Projeto Ano todo” já que perder peso leva tempo e requer persistência. A endocrinologista, Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, explica que a preocupação, tão comum no final do ano, traz à tona dietas que prometem milagres no curto prazo, com consequências negativas para o organismo.
“As dietas ditas “milagrosas” como a dieta de pouco ou zero carboidrato, de muita proteína, da lua, do chá, da sopa, dos pontos, entre tantas outras, que prometem emagrecimento rápido, geralmente restringem algum tipo de alimento a ser consumido e a reduzem drasticamente a quantidade de calorias diárias. Em sua grande maioria causam efeitos negativos à saúde, pois a maior parte dessas “dietas” não é balanceada em nutrientes podendo levar a deficiências nutricionais. E essas deficiências podem gerar inclusive ganho ou reganho de peso, por, justamente, causarem desequilíbrios no organismo”, menciona.
A combinação de uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos durante todo o ano é apenas a primeira etapa para quem deseja se antecipar ao verão. Segundo a especialista, a reeducação alimentar é fundamental para que a conquista seja duradoura e com resultados permanentes. “É muito importante consumir todos os grupos alimentares de forma adequada e equilibrada. O processo de perda de peso varia de acordo com cada pessoa e seu estilo de vida tem influência direta sobre ele. É preciso avaliar não só a ingestão alimentar, como também o estilo e hábitos de vida. E o mais importante é respeitar o corpo. Hábitos de vida e alimentares saudáveis geralmente propiciam a perda ou manutenção de peso”, cita.
Confira dez dicas para chegar ao verão sem neuras com a balança:
- Leve algumas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cenouras, frutas secas (damasco, uvas-passas, entre outras) e frutas in natura para o trabalho. Lembre-se de comer de forma fracionada, várias vezes ao dia, pequenas quantidades.
- Ao caminhar ou correr, beba água mineral ou água de coco para repor as energias e manter-se hidratado.
- Mantenha uma rotina de exercícios. Caminhadas em dias alternados são suficientes para iniciar a mudança de hábitos.
- Prefira o consumo de carboidratos integrais como arroz, massas e pães. Equilibrar a ingestão não significa riscar do cardápio.
- Adote o hábito de consumir de dois a três litros de água diariamente.
- Fuja de alimentos que podem prejudicar o seu objetivo. Evite frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces em excesso e alimentos gordurosos.
- Opte por pratos simples e com preparação assada, cozida ou grelhada.
- Sabe aquele doce diário? Substitua por uma fruta ou 30g de chocolate amargo. Mas calma, um doce pequeno no final de semana está liberado.
- Controlar a ansiedade é essencial para a conquista do objetivo. A prática de exercícios físicos, além de ajudar na parte física, é benéfica para a mente.
- Procure a balança, no máximo, uma vez por semana. Na hora de verificar o peso, opte por roupas leves e mantenha o horário da pesagem. Se for possível, verifique o peso sempre pela manhã.